Arquitetura

Projeto de casa-cubo ganha prêmio internacional

Gazeta do Povo
10/08/2015 17:49
Thumbnail

Casa da montanha em forma de cubo, localizada no Parque Nacional de Tatra, na Eslováquia. Fotos: Jan Cyrany/Atelier 8000/Divulgação

Uma casa para viajantes projetada em formato de cubo e assentada sobre um de seus vértices numa região isolada do Parque Nacional de Tatra,  na Eslováquia, uma região popular entre os praticantes de ski.
O que parece desafiar as leis da física, pode se tornar um atrativo para os aficionados pelo bom design. Criada pelo escritório tcheco Atelier 8000, a casa saiu vencedora do concurso internacional Kežmarská Chata.
A construção surpreende por evocar “um bloco instável deixado para trás por uma geleira“, mesclando-se às montanhas geladas ao fundo. “Devido à posição da construção, três lados da fachada são visíveis de qualquer ponto de vista, o que potencializa o jogo de luz e sombras – o mesmo efeito que pode ser observado nas rochas do entorno”, descreve o escritório de arquitetura.
Na edificação, foram utilizadas vigas de madeira laminada e a fachada foi coberta com painéis quadrados de alumínio.
No subsolo, a casa conta com garagem para os veículos motorizados, entrada de funcionários, depósito para equipamentos de ski, salas de secagem e vestiário. No térreo, o edifício abriga um restaurante e um deque. Nos pavimentos restantes, quartos para o descanso de visitantes.