Estúdio Pantarolli Miranda
Arquitetura
Projeto inovador que reinventa bancas de jornais ganha Prêmio de Cannes
Bancas de jornal ganharam novos espaços para proprietários empreenderem. A ação do Banco Santander teve seu projeto desenvolvido pelo Estúdio Pantarolli Miranda e foi testado inicialmente em Curitiba. | Nenad Radovanovic
O projeto de readequação de bancas de jornais, que otimiza os espaços e permite que esses negócios aumentem suas áreas de atuação por meio da prestação de mais serviços, como floricultura, manicure, chaveiro, costureira e manutenção de celular, foi laureado com dois prêmios de Cannes, na França. Uma das mais cobiçadas premiações de criatividade do mundo, o festival Cannes Lion 2021 reconheceu o projeto nas categorias Media e Inovação Externa com dois Leões de Prata.
Conhecido como "A Gente Banca", o projeto capitaneado pelo Banco Santander teve sua identidade visual e design de interiores desenvolvidos pelo Estúdio Pantarolli Miranda, comandado pelo arquiteto Zeh Pantarolli e pelo designer Diego Miranda Leite.
Além de criar espaços específicos para as novas funções, o ambiente dedicado à exposição e vendas de jornais e outras publicações ganhou destaque no projeto.
“Os espaços continuam sendo banca de jornal", reforça o designer. "Trabalhamos ressaltando essa essência e também agregando novos serviços que irão trazer mais fôlego e dinamismo para os negócios.”
As fachadas foram recuperadas e foi elaborada uma nova comunicação visual com o nome em destaque de cada banca. Também foi instalado um painel eletrônico para comunicação e publicidade, criando assim um canal de exposição diferenciada de marca.
O projeto-piloto da iniciativa aconteceu com cinco bancas de Curitiba, cidade onde também residem os profissionais.