Inspire-se
Arquitetura
Projeto explora diferentes usos para o MDF conforme a necessidade dos espaços

Projeto Casa Múltipla foi o vencedor do 1º Concurso Espaços do Futuro, realizado pela Guararapes. | Favaro Jr.
O apelo para a maior flexibilidade e multifuncionalidade não é novo, e ganhou ainda mais ênfase desde o início da pandemia de Covid-19. Mas poucos projetos têm a oportunidade de explorá-lo de forma tão ampla como o faz a Casa Múltipla, nome do espaço assinado pelas arquitetas Larissa Pacheco (Larissa Pacheco Arquitetura) e Renata Munhoz da Rocha (Estúdio KAZ).
Uma casa-conceito, a habitação tem 60 m² e foi a vencedora do Concurso Espaços do Futuro, realizado pela Guararapes (empresa do segmento de painéis de MDF e compensados) para provocar a discussão e estimular a experimentação em projetos de design de interiores tendo em vista as transformações comportamentais e as tendências em moradia. Para apresentá-la, as profissionais projetaram um espaço multifuncional, que se adapta às necessidades e rotinas de duas jovens moradoras e tem nas suas diversas possibilidades um dos principais destaques.

“Pensamos a casa para duas pessoas que vivem e trabalham nela. E para se ter vida em 60 m², precisa-se ter amplitude e possibilidades. Partimos disso e propusemos espaços multifuncionais e integrados, mas que podem ser setorizados pela abertura e fechamento dos painéis em MDF”, contam as profissionais, que atuam em escritórios independentes, mas retomaram a parceria dos tempos de faculdade para o desenvolvimento do projeto.

A casa contempla hall de entrada, cozinha e sala de estar, sala de jantar/estúdio de dança e yoga, home office, quarto de hóspedes/sala de costura, banheiro e quarto do casal. O gato da família não ficou de fora e ganhou um percurso elevado que circunda a sala, cozinha e demais ambientes.

Entre os materiais, a grande estrela do projeto é o MDF. Ele aparece em 16 diferentes padrões, todos da Guararapes, nos painéis, divisórias, marcenarias, objetos de decoração e em soluções inusitadas, como na mesa de jantar rolo, executada com ripas do material fixadas sobre uma base em corino.

“Nossa inspiração foram as portas de lojas, aquelas de enrolar. O casal que é nossa persona gosta de receber amigos, mas não queríamos deixar a mesa sempre aberta e sem uso no ambiente. Dessa forma, elas poderiam abri-la inteira ou apenas um pouco, somente para as duas se sentarem”, explicam as arquitetas.


A diversidade de padrões das chapas teve ainda outra intenção: a de direcionar visualmente o uso dos ambientes. Assim, as profissionais montaram um esquema de cores que setorizou os espaços “sólidos”, de uso único, para se tornassem o ponto vibrante do projeto, nos tons tijolo e marsala. Já as tonalidades de verde, azul e amadeirados foram as apostas para os espaços de relaxamento.
A Casa Múltipla foi “construída” e está em exposição na Casa Guararapes, showroom da marca em São Paulo (Avenida Brasil, 637).