Moderno e clean
Arquitetura
Projeto de interiores de escritório de advocacia destaca design limpo e foco no conforto do cliente
Área de trabalho é destaque no projeto e tem oliveira como ponto focal | Divulgação
Alguns ambientes carregam uma espécie de marca, um senso comum sobre sensações que são despertadas quando se está neles. É o caso, por exemplo, de clínicas e de escritórios, em especial os de advocacia. Sérios, elegantes, mas muitas vezes frios, é comum que os clientes saibam o que os aguarda nestes espaços quando agendam uma reunião. Não é o caso do projeto assinado pelo Submerso Lab, da arquiteta Cristiana Breyer, via Studio Archa, para um escritório especializado em direito tributário.
Moderno e clean, ele transmite o tom de seriedade e confiança necessários à prestação do serviço oferecido, mas faz isso com toque moderno e humanizado, que prioriza o conforto dos clientes - na maior parte deles, empresários.
A ousadia da proposta é notada já na recepção, pensada como estar e que traz estofados de proporções robustas, formas orgânicas e materiais de qualidade para proporcionar aconchego aos clientes em ambiente convidativo.
A partir dela, estende-se o eixo central de circulação, que conecta os 39, 75 m² do espaço e direciona o olhar para o horizonte e a bela vista emoldurada pelas esquadrias piso teto da ponte estaiada sobre o Rio Pinheiros, em São Paulo, onde o escritório está localizado. Revestido com carpete linear, que reforça a conexão visual da entrada à sala de reuniões, este espaço contribui para o conforto e a privacidade acústica e visual necessários ao atendimento dos clientes quando a divisória em vidro canelado é fechada, mas sem que impeça a passagem da abundante iluminação natural que invade o escritório.
Nas áreas sem janelas, ela é emulada por meio de telas tensionadas retroiluminadas posicionadas no recorte acima da oliveira da mesa de trabalho (que remete à uma abertura zenital) e no teto do lavabo (sendo potencializada ali pelo reflexo do espelho, que ocupa toda a extensão da parede), iluminando de maneira difusa ambos os ambientes.
Outro elemento de destaque no projeto, a marcenaria em tom amadeirado esconde as portas de acesso aos armários e ao lavabo - solução elegante que potencializa a proposta clean do ambiente - e dá forma à estante que decora a sala de trabalho, protagonista do projeto. Nela, o ponto focal é a oliveira, que além de remeter à biofilia, era a árvore símbolo de poder, vitória e sabedoria na Grécia Antiga, berço da democracia e do Direito.
À frente dela, o espaço de reunião destaca o estilo moderno do projeto, com mobiliário e revestimento da parede com formas arredondadas e acabamento em cimento queimado. Em contraposição ao amadeirado, ambos contribuem para setorizar as áreas do escritório, mantendo a proposta acolhedora e que transmite credibilidade, seriedade e segurança em relação aos serviços prestados.
Compacta, porém indispensável, a copa camufla-se aos espaços do escritório a partir da opção pela marcenaria preta e Granito Via Láctea, utilizado no tampo da mesa de reuniões e também no pé da mesa de trabalho, que reforçam o tom de sofisticação e solidez desejados pelo cliente.