Revitalizado e premiado internacionalmente. O hotel de luxo Laje de Pedra foi um dos vencedores na categoria Arquitetura de Hospitalidade do DNA Paris Design Award, premiação realizada pelo Farmani Group e In Between.
Localizado em Canela (RS), um dos destinos turísticos mais procurados da Serra Gaúcha, o projeto tem a assinatura do escritório Perkins&Will e combinou o retrofit da estrutura original, datada dos anos 1970, a uma ampla expansão, coordenados pelo arquiteto e Douglas Tolaine.
A revitalização ocorreu após o fechamento do hotel -- que recebeu grandes e importantes eventos, como a assinatura do Tratado do Mercosul, em 1992 -- em decorrência da pandemia e sua compra pela empresa LPD Canela Empreendimentos e Participações. Cerca de R$ 500 milhões foram investidos na revitalização do complexo hoteleiro.
O projeto
A revitalização proposta pelo Perkins&Will atualizou quase que por completo a estrutura do antigo hotel, mas manteve intacto o valor arquitetônico da edificação, com janelas em arco e a estrutura em concreto, com projeto original de Edgar Albuquerque Graeff. O projeto de interiores é de Anastassiadis Arquitetos e paisagismo por Sergio Santana.
Para atender às demandas atuais de hospitalidade e conforto, novas áreas e serviços foram incluídos, como três novos restaurantes, um bar lounge, brinquedoteca e área wellness, com spa e academia. Há, ainda, teatro, cinema e um centro de convenções. O destaque, no entanto, fica por conta das duas piscinas de borda infinita, com vista para o penhasco e para a Reserva Ecológica Vale do Quilombo.