Casa de família
Arquitetura
Projeto de arquitetura renova interiores e traz funcionalidade e aconchego para casal e seus 4 filhos
O que faz de uma casa um lar? A resposta para a pergunta foi o ponto de partida do projeto de interiores assinado pelo J'Oli Studio, via Archa, para o casal Renata e Márcio, que desejava mais funcionalidade e aconhego para a casa de 245 m² onde mora com seus quatro filhos.
Assim, um local que proporcionasse experiências e momentos inesquecíveis ao dia a dia da família norteou o conceito do projeto, com layout que prioriza a circulação e o livre ir e vir das crianças.
Já na entrada da residência, o hall abriga uma espécie de galeria, na qual são exibidas fotos que contam a história e momentos especiais vivenciados pela família. À frente dele, a escada que dá acesso ao segundo piso recebe iluminação indireta por meio de luminárias e arendela que aquecem a área em composição com os painéis de madeira que revestem a parede.
Seguindo pelos ambientes sociais do imóvel, o projeto manteve o grande sofá da sala de estar, um pedido da família, mas reposicionou a poltrona. Mais baixa e localizada em frente à TV, ela favorece a integração, não encobre a tela e permite que as crianças possam se sentar com facilidade.
O jantar ganhou mesa para dez pessoas com tampo em mármore, elemento natural que se repete na bancada do buffet e traz toque elegante ao ambiente. As cadeiras têm estrutura metálica, garantindo leveza à composição e conversando com o pendente - com seis pontos de luz, em referência aos membros da família - e com a base do canto alemão, que ambienta a sala de almoço. O espaço teve sua área reduzida em largura e o fechamento de uma janela. Dessa forma, a área externa ganhou área sobressalente, na qual foi instalada a garagem para a moto, espaço exclusivo de Márcio com cobertura em pergolado em madeira e vidro e uma espécie de armário para pneus, chaves e outros acessórios de motocicleta, sua paixão.
Das áreas sociais, a cozinha é uma das que mais sofreu intervenção. A troca da esquadria permitiu a instalação de armários superiores, o que ampliou a capacidade de armazenamento no ambiente. Uma ilha central também foi instalada, com quinas curvas e banquetas com regulagem de altura, o que evita acidentes e permite que todos os integrantes da família sentem-se confortavelmente.
Conectada a ela está o espaço gourmet, que mantém o mesmo padrão visual, com cobertura em madeira também presente sobre a ilha central. Nele, a mesa articulada permite diversas configurações para a área de refeição, comportando até 14 pessoas. Um ôfuro e um lavabo com telhado verde complementam o espaço, também utilizado para momentos de relaxamento.
Os dormitórios
O aproveitamento da marcenaria existente no imóvel foi um pedido da família. Assim, as intervenções do projeto de interiores foram pontuais, porém significativas. No quarto da filha mais velha, arendelas garantem conforto para os momentos de leitura na cama ou de trabalho na escrivaninha. O dormitório das filhas menores, por sua vez, foi pensado a partir do tema jardim, presente no revestimento das paredes e também no enxoval.
Assim como os demais espaços da casa, todos apresentam paleta com tons neutros, naturais e texturas suaves, outro pedido da família, que desejava ambientes aconchegantes e, ao mesmo tempo, modernos, com sensação de amplitude.
A atenção às crianças aparece também na área externa. A lateral que conecta o espaço gourmet ao jardim recebeu jardim vertical para trazer a natureza para perto enquanto mantém livre a circulação das bicicletas, carrinhos e outros brinquedos. Já o jardim frontal conta com caixa de areia, balanço e amarelinha, além de vegetação tropical, árvore frutífera, um confortável sofá e iluminação indireta, para momentos relaxantes em família.