Arquitetura
Primeira casa projetada por Gaudí abrirá ao público como museu
Fotos: Casa Vicens e Wikimedia Commons/Divulgação | Pol Viladoms
Conhecido como “a casa onde tudo começou”, o primeiro grande projeto de Antoni Gaudí em Barcelona será convertido em um museu e abrirá suas portas ao público pela primeira vez logo após a Páscoa de 2017. É a Casa Vicens, construída entre 1883 e 1888 na Calle les Carolines e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2005.
LEIA MAIS
A residência foi construída como casa de veraneio para o empresário Manuel Vicens e sua família, e o projeto ficou a cargo do arquiteto Gaudí, que mais tarde se transformou no maior expoente do modernismo catalão.
A casa, que nunca foi aberta para visitações, tem um estilo orgânico único inspirado na natureza. Tanto que o interior é uma continuação do jardim, repleto de representações de plantas e pássaros.
A fachada recebeu centenas de azulejos coloridos a pedido de Vicens, que tinha uma fábrica de telhas e queria que sua casa servisse como um cartão de visitas. Segundo Marta Antuñano, gerente cultural do projeto, em entrevista à BBC, trata-se de “um trabalho essencial para entender a linguagem arquitetônica única de Gaudí e o desenvolvimento do Art Nouveau em Barcelona”.
Como estudante da Escola Regional de Arquitetura de Barcelona, Gaudí gastava horas na biblioteca estudando elementos da arquitetura moura, como cúpulas e minaretes do Egito e Marrocos. Quando foi projetar a Casa Vicens, aquelas antigas imagens impactaram sua produção e o levaram a “evocar a residência de um califa no meio de um oásis”, como descreve o crítico de arte Robert Hughes também à BBC.
Em 2007 a casa foi posta à venda por 35 milhões de euros (aproximadamente R$ 140 milhões) pela terceira geração da família Herrero-Jover, que adquiriu a propriedade dos Vicens há anos. Em 2014 o imóvel foi vendido para o Morabanc Grup por um valor não publicado.
Ainda não se sabe qual será o foco do museu. As únicas informações repassadas pelos novos proprietários da casa é que o endereço abrigará exposições interativas com número limitado de visitantes por dia, que deverão fazer reserva.
Veja mais fotos da propriedade pelos cliques de Ian Gampon, via Flickr!