O calor ainda não deu as caras, pelo menos nas cidades mais ao Sul do país, mas as flores que já desabrocharam não deixam dúvidas de que a primavera chegou. E, além dos jardins, também é possível trazer o colorido, a natureza e a vida da estação para dentro de casa.
No décor, por exemplo, a sugestão é deixar os tons fechados de lado e apostar em paletas mais abertas e vibrantes, que podem ir das paredes às almofadas e tapetes. Os arranjos de flores dão o toque final à qualquer composição, mas você também pode trazê-las em estampas e padrões em louças, cortinas, roupas de cama e objetos de decoração.
Para se inspirar, confira cinco ambientes com a cara da primavera!
Muita luz

Com dias mais longos do que no inverno, a primavera potencializa o uso da iluminação natural nos espaços. E ela é uma das estrelas do banheiro assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, que cria um efeito de luz e sombra no ambiente a partir da cobertura de vidro com vigas em madeira. Outro destaque é o uso do mármore com efeito artesanal nas bordas, que exalta o elemento natural.
Rosa

Os tons rosados invadem o ambiente de 60 m² com projeto da arquiteta Anna Maya em uma referência direta aos tons que estão entre os mais comuns das flores. Para complementar e deixar o décor mais fluído e elegante, a profissional apostou em formas arredondadas para o mobiliário e em painéis em padrão Pau-Ferro.
Vibrante

Se a sua preferência forem cores quentes, a dica é apostar em pontos de cor. Nesse apartamento, a arquiteta Mariana Marchioro fez da poltrona Duda o ponto focal do projeto, inserindo um ponto de cor na paleta de base neutra.
De fora para dentro

Para aproveitar ainda melhor a incidência de luz natural, os arquitetos do escritório Luiz Volpato Arquitetura decidiram soltar a casa do chão e, internamente, criar um grande espaço com pé-direito duplo para incorporar a exuberância da paisagem externa ao interior da residência. As aberturas foram posicionadas de acordo com a orientação solar e ainda permitem ventilação cruzada, promovendo conforto térmico sem o uso de ar-condicionado.
Natural

As arquitetas Taiana Meister e Jackeline Polese destacam a ênfase na área externa como outra boa sugestão para a primavera, já que as temperaturas mais altas permitem que se aproveite mais os espaços ao ar livre. Neste ambiente, o mix de materiais naturais e texturas compõe uma atmosfera ideal para contemplar as belezas da estação.