Arquitetura
Prefeitura de Milão quer reabrir os canais, mas enfrenta resistência popular
Projeção de um canal reaberto na Via Conca del Naviglio. Imagem: Urbanfile/Divulgação | Carolina Werneck Bortolanza
O prefeito de Milão, na Itália, está preparando um referendo para validar a reabertura dos canais de Navigli na cidade. Essa foi uma promessa de campanha de Giuseppe Sala e deve ser decidida pela população entre o fim de 2017 e o início de 2018.
Antigamente, Milão tinha uma grande quantidade de canais navegáveis. Com o passar dos anos e a popularização de meios de transporte terrestres, como os carros, trens e metrôs, esse canais foram sendo cobertos. A ideia, agora, é recuperar os cursos d’água para dar mais qualidade de vida aos moradores. Outra ponto da proposta apontado como vantagem é estimular o turismo nas áreas dos canais. A princípio seriam reabertos 7,7 km de canais. O custo dessas obras seria de € 400 milhões. Para que o projeto seja colocado em prática, será necessário construir 43 pontes.
O site italiano Urbanfile disponibilizou projeções que mostram como ficariam alguns cenários da cidade com a reabertura dos canais. O que se vê nas imagens são paisagens com menos concreto e mais áreas verdes. As ruas e avenidas ocupadas por automóveis dariam lugar a espaços com aspecto mais natural e agradável, ao menos num primeiro olhar.
Opinião popular
Uma das principais preocupações dos moradores de Milão parece ser o trânsito. Na página do Urbanfile no Facebook, alguns leitores expuseram seus pontos de vista sobre a proposta. “Tudo muito bonito, mas e os carros?”, questiona um dos comentários. A dúvida encontra eco na opinião de outros moradores. Alguns afirmam esperar que os projetos sejam pensados para integrar o uso de bicicletas. A maior parte deles, entretanto, demonstra entusiasmo quanto à ideia de reaver os canais. “A posição do ‘não’ à reabertura parece a mesma do ‘não’ à ocupação das ruas e praças do centro por pedestres. Posição francamente contrária ao que está sendo feito em todas as cidades avançadas do mundo”, defende outro usuário.
O Navigli é um bairro boêmio da cidade italiana. Uma das grandes atrações do local são os bares em que você paga pela bebida e recebe aperitivos de graça. Para muitos milaneses, a reabertura dos canais seria uma maneira de torná-lo ainda mais movimentado. Veja algumas das projeções feitas pelo Urbanfile: