Arquitetura
Prédio revitalizado produzirá sua própria energia

Zigue-zague na fachada auxiliará no controle da entrada de luz e na geração de energia. Foto: Leonardo Finotti / Divulgação.
Localizado na Avenida Rio Branco, uma das mais importantes de comércio do Rio de Janeiro, o edifício de 21 andares RB12 recebeu um retrofit-verde projetado pelo escritório franco-brasileiro Triptyque, referência no país em projetos sustentáveis.

Foi criada uma fachada bioclimática e dinâmica – composta por um jogo de vidros brilhantes em zigue-zague, paisagismo suspenso e geração de energia por meio de paineis fotovoltaicos e células de hidrogênio a partir do gás natural encanado. Com isso, o RB12 será o primeiro edifício comercial do país a produzir toda a energia necessária para o consumo.

O projeto, de acordo com o escritório, inclui outras frentes ambientais como o conforto térmico, a gestão do consumo de água e o uso de luz natural. As fachadas de vidro duplo com brilho diamantado, além de criar movimento e plástica contemporânea para a torre, propõem a redução da temperatura interna e direcionamento zenital para a entrada de luz natural aos ambientes internos.

LEIA MAIS