Arquitetura

Piscinas: o melhor lugar ao sol

Érika Busani
03/11/2011 02:28
Thumbnail
Atualmente, os projetos incluem captação da água da chuva e praticidade de materiais, com uma preocupação extra de que sejam antiderrapantes. A iluminação é outro item essencial. Nesse quesito, afirma Gisele, a tendência mais forte é o uso de lâmpadas de led, pela alta durabilidade e baixo consumo de energia.
Em sete dias
Normalmente, uma piscina de fibra leva dez dias para ser instalada; e uma de azulejos, entre 45 e 60 dias. Mas a fabricante francesa Desjoyaux, que acaba de inaugurar em Curitiba sua primeira loja no Brasil, promete entregar a obra em até sete dias.
Pierre Graziotin, diretor da empre­sa, explica que a redução no tempo de instalação se deve ao uso de painéis armados, que são instalados após a escavação do buraco que irá receber a piscina. A seguir, o fundo e os próprios painéis (inclusive o seu interior) são concretados em uma única operação.
Na sequência, toda a estrutura formada recebe dois revestimentos de vinil – formando assim a piscina. É esse diferencial no processo de instalação que agiliza a obra, segundo o executivo da Desjoyax. Além disso, a tecnologia reduz a possibilidade de vazamentos e infiltrações.
Água limpa o ano todo
O ideal é tratar a piscina durante todo o ano, mesmo no inverno. “Não é caro e evita o estrago das paredes”, afirma Atílio Neto, químico responsável da Clean Piscinas. Quando a água fica verde é porque está cheia de algas. Elas grudam, encardindo o rejunte dos azulejos e manchando a fibra de vidro. A manutenção mensal de uma piscina custa, em média, R$ 60.
Quem deixou os cuidados de lado vai gastar cerca de R$ 250 em produtos para deixar a água limpa. A chamada cloração de choque exige uma quantidade três vezes maior de cloro. Algicida e decantador precisam ter suas quantidades dobradas. É preciso ainda ajustar o PH da água, trocar o filtro e escovar as paredes e escadas. Neto lembra que uma piscina suja pode trazer doenças, por isso o cuidado é essencial.
Serviço
Luiz Maganhoto e Daniel Casagrande, fone (41) 3335 2918. Gisele Busmayer, fone (41) 3557-6860. Desjoyaux Piscinas, Rua Gonçalves Dias, 645, fone (41) 3078-7799 e www.desjoyaux.com.br.