2023

Arquitetura

Serviços de projeto de arquitetura lideram crescimento no faturamento das empresas, aponta pesquisa

HAUS*
16/01/2024 17:50
Thumbnail
Os serviços de projeto de arquitetura estão à frente de setores como tecnologia da informação, saúde e engenharia quando analisados pela ótica do faturamento. Levantamento recente realizado pela Contabilizei (um dos maiores escritórios de contabilidade do Brasil) revelou que eles registraram aumento de 12,7%, passando de R$ 8.020/mês para R$ 9.038/mês no comparativo entre o primeiro semestre de 2023 e igual período de 2022.
O estudo analisou profissões que prestam serviços e possuem CNPJ ativo nas 50 cidades atendidas pela Contabilizei, considerando o perfil de emissão de notas fiscais de mais de 50 mil profissionais. A margem de erro foi calculada levando-se em conta o tamanho da população que abre empresas no país (de acordo com dados da Receita Federal) em comparação com a base ativa de clientes da empresa de contabilidade.
Confira abaixo o ranking com a média de faturamento e o porcentual de avanço dos serviços que tiveram crescimento no comparativo entre os primeiros semestres de 2023 e 2022:
    Para o vice-presidente de aquisição e receita da Contabilizei, Guilherme Soares, "vale ficar de olho nessas profissões, pois é possível notar espaço para desenvolvimento, tanto para quem já está no mercado quanto para quem está iniciando a sua jornada profissional". As áreas podem ser promissoras também para aqueles que estão pensando em uma transição de carreira, avalia o executivo, em nota.

    Perspectivas

    O aumento da procura pelos serviços de projeto de arquitetura no período analisado pela pesquisa é uma das justificativas para a elevação dos números, como aponta Flávio Castro, arquiteto e sócio-fundador do FC Studio. Segundo ele, há uma demanda crescente relacionada à percepção das pessoas sobre seus espaços de vida, impulsionada pela pandemia, além de um maior empreendedorismo no setor, incentivado pelas novas tecnologias e formas inovadoras de relacionamento.
    Há 18 anos no mercado, o profissional destaca as áreas de atuação que considera mais promissoras:
      "Vejo o futuro com bons olhos. A vasta experiência em arquitetura e em relacionamento somam e sustentam essa nova forma de trabalhar", conclui o arquiteto.
      *Este conteúdo foi escrito com auxílio de ferramenta de Inteligência Artificial

      Enquete

      Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

      Newsletter

      Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!