Arquitetura

Pavilhão do Brasil na Expo Dubai 2020 será escolhido em concurso, veja como participar

HAUS
11/10/2018 18:02
Thumbnail

Pavilhão do Brasil na Expo Milão 2015, a última edição da Exposição Universal, foi projetado pelos arquitetos Arthur Casas e Marko Brajovic Foto: Fernando Guerra/FG+SG / Reprodução

Está aberto o edital de seleção do projeto que representará o Brasil na próxima edição da Exposição Universal — a Expo Dubai 2020. O evento vai acontecer na capital dos Emirados Árabes Unidos de 20 de outubro de 2020 a 10 abril de 2021. O concurso para a escolha do próximo Pavilhão do Brasil é realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
O tema da exposição será “Connecting Minds, Creating the Future” (conectando mentes, criando o futuro). Cada pavilhão vai integrar um dos três pilares que compõem o tema: Oportunidade, Mobilidade e Sustentabilidade. O Brasil se enquadra no último deles e, segundo a Apex, deve “reafirmar a importância da biodiversidade, da cultura da preservação do meio ambiente, da competitividade baseada na sustentabilidade e no retrato da multiculturalidade brasileira”.
Dubai é a próxima cidade a receber a exposição mundial. Foto: Creative Commons/Reprodução
Dubai é a próxima cidade a receber a exposição mundial. Foto: Creative Commons/Reprodução
A diversidade brasileira vai estar representada no mote “Together for Diversity”, que se divide entre natureza, pessoas e o amanhã (“Together for Nature, Together for People e Together for Tomorrow”).
É essa a frase que deve seguir de guia nos projetos arquitetônicos que vão concorrer para o Pavilhão do Brasil. A diversidade de fauna e flora, a pluralidade étnica, criativa e cultural devem estar presentes no conceito, mostrando um país agregador, “além de ator de relevância global nas questões internacionais relacionadas à sustentabilidade”. Tudo isso se resume em uma palavra-chave: sociobiodiversidade brasileira.
As Exposições Universais acontecem a cada cinco anos e têm como principal atração os pavilhões étnicos de cada país, que concentram atividades culturais, gastronomia, seminários e eventos. Na última exposição, a Expo Milão 2015, o Pavilhão do Brasil foi assinado pelos arquitetos Arthur Casas em parceria com o croata radicado no Brasil Marko Brajovic.
As inscrições vão até o dia 27 de outubro e o resultado será divulgado no dia 12 de novembro. Mais informações sobre o edital no site da Apex Brasil.

LEIA MAIS