Arquitetura
Paulo Mendes da Rocha recebe Leão de Ouro em Veneza pelo conjunto de sua obra

Paulo Mendes da Rocha é um dos grandes expoentes da arquitetura modernista brasileira. Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo
Consagrado internacionalmente como um dos grandes expoentes da arquitetura brasileira, o arquiteto e urbanista capixaba Paulo Mendes da Rocha, 87 anos, receberá o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza deste ano pelo conjunto de sua obra. O arquiteto é um dos últimos da heroica geração de modernistas brasileiros da Escola Paulista e o único brasileiro vivo a ter um Pritzker na estante, o prêmio de arquitetura mais importante do mundo.
LEIA MAIS
A cerimônia de entrega acontece no próximo dia 28, no Palazzo Giustinian, em Veneza, na Itália.
O nome de Mendes da Rocha foi recomendado pelo arquiteto chileno e atual curador do evento Alejandro Aravena, e aprovado pelo conselho de diretores da Bienal.
Segundo comunicado oficial do conselho, “a extraordinária qualidade de sua arquitetura é ser atemporal. Muitas décadas após serem construídos, cada um de seus projetos resistem ao avanço do tempo, tanto estilisticamente quanto fisicamente. Essa consistência resulta de sua integridade ideológica e sua habilidade técnica. Ele é um provocador inconformado e, ao mesmo tempo, um realista apaixonado. E o papel que tem desempenhado por muitas gerações de arquitetos no Brasil, na América Latina e outros lugares é de uma pessoa que aceita empreender junto e lutar coletivamente pela melhora das cidades”.
Veja algumas das obras projetadas por Mendes da Rocha!




