Arquitetura

Paranaenses levam Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura

adrianoj
17/03/2018 19:18
Thumbnail

Gustavo Ultrabo, Pedro Duschenes, Marcelo Rosenbaum e Adriana Benguela. | DIEGO CAGNATO

Importante premiação do mercado de construção civil brasileiro, a quinta edição do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura – Habitat Sustentável anunciou seus vencedores no último dia 15.
Foram entregues 25 prêmios, entre as categorias “Profissional” e “Estudante”, além dos destaques em “Conforto”, “Inovação” e “Sustentabilidade”. O prêmio de Melhor Projeto da edição foi para um escritório paranaense, o Aleph Zero, que realizou o projeto Moradias Infantis, da Fundação Bradesco, em parceria com o escritório Rosenbaum Projetos. O projeto foi realizado sob responsabilidade de Adriana Benguela. O Aleph Zero foi fundado em Curitiba por Gustavo Ultrabo e Pedro Duschenes. O projeto recebeu o prêmio maior na categoria profissional de Edificação Institucional.
Escola finalista do RIBA 2018 foi projetada pela Aleph Zero em parceria com o estúdio de design Rosenbaum. Foto: Leonardo Finotti / Divulgação
Escola finalista do RIBA 2018 foi projetada pela Aleph Zero em parceria com o estúdio de design Rosenbaum. Foto: Leonardo Finotti / Divulgação
Outros paranaenses venceram ou tiveram boas posições em diversas categorias. Na categoria profissional de Projeto Institucional, o 1º lugar ficou para o projeto curitibano Estação Antártica Comandante Ferraz, do Estúdio 41 Arquitetura, cujo autor responsável foi Eron Costin. O projeto também recebeu destaque em sustentabilidade.
Na categoria profissional de Edificação Comercial o projeto Complexo Fabril para Multinacional do Setor de Óleo e Gás, do escritório curitibano Casacinco Arquitetos Associados levou o 2.º lugar, sob responsabilidade de Boris Madsen Cunha. Na categoria, em primeiro lugar ficou o projeto Nasp, do escritório paulistano Dal Pian Arquitetos.
Na categoria profissional de Edifício Residencial o 2º lugar também veio para Curitiba, para o projeto Residência HLC, do escritório Elmor Arquitetura Eireli, de Jorge Elmor Neto. Nesta categoria, o primeiro lugar ficou para os mineiros da Residência KS, do escritório Arquitetos Associados, com autoria de Alexandre Brasil Garcia.
Outro projeto bem colocado, que ficou na terceira posição na categoria profissional de Projeto Residencial, foi o Edifício Ícaro, realizado pelo escritório paulistano Studio Arthur de Mattos Casas Arquitetura e Design. O prédio fica em Curitiba, próximo ao Clube Graciosa.