Arquitetura
Paranaense é revelação mundial na arquitetura
Fachada 3D de conservatório proposto pelo estudante da UP. Imagem: Divulgação
Em seu trabalho de conclusão de curso (TCC) para a graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo (UP), de Curitiba, o jovem Eduardo Belusso Cecco, propôs um conservatório de música na tradicional Rua Barão do Rio Branco, no Centro Histórico de Curitiba.
O projeto, orientado pelo professor Alexandre Ruiz da Rosa foi publicado na edição Archiprix Madrid 2015, competição bienal que apresenta a nova geração dos melhores arquitetos, urbanistas e paisagistas do mundo.
Segundo Eduardo, o projeto não envolve somente o terreno, mas tem relação com as condicionantes da cidade. “Utilizar um vazio urbano central, se envolver respeitosamente com uma rua histórica e oferecer um equipamento público com qualidade espacial, são os maiores destaques”, explica.
Além do reconhecimento internacional, o projeto foi premiado no Brasil. Cecco conquistou o Opera Prima em 2015, concurso nacional de trabalhos finais de graduação em Arquitetura e Urbanismo. “Ter o projeto reconhecido, primeiramente pelos professores da universidade, depois nacionalmente pelos arquitetos que são referência para qualquer profissional e, agora, internacionalmente é muito motivador”, finaliza.
LEIA TAMBÉM