Arquitetura

Reforma transforma apartamento pequeno em lar para 3 pessoas

Daliane Nogueira
23/07/2015 01:00
Thumbnail

Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo

Durante a reforma, o apartamento – de cerca de 70 m2 – virou um grande salão. O arquiteto Pedro Druziki explica que o imóvel, que fica no Ecoville, tinha três quartos e a cozinha era isolada da sala. Para proporcionar conforto para um jovem casal e sua filha pequena, era necessário atualizar a planta. “Começamos tirando todas as paredes que separavam os ambientes. A intenção era eliminar um quarto, ampliar os outros dois e promover a integração da cozinha com a sala”, comenta.
Na decoração, a opção foi por marcenaria para acomodar o máximo de armários. E as cores seguem a sobriedade combinando madeira, preto e branco, com alguns pontos de cor em objetos. Os revestimentos são de fácil manutenção: porcelanato nas áreas sociais e laminado de madeira nos quartos.
Sala integrada
Solução certeira para quando o espaço é reduzido, a integração da área social precisa seguir critérios. No caso do projeto de Druziki, a iluminação ajuda a delimitar os ambientes. A mesa redonda na área de jantar economiza espaço e dá fluidez para o projeto.
Cozinha
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Foto: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Simplicidade e funcionalidade determinaram a decoração da cozinha. A cor é a mesma usada nos armários da sala, garantindo continuidade ao projeto. Para ampliar o espaço de armários, foi feita uma cristaleira planejada no recuo da parede ao lado da entrada principal.
Banheiro social
Não há lavabo no apartamento e o banheiro social atende a filha do casal e os visitantes. Investiu-se, então, em uma decoração mais elaborada com pastilhas espelhadas e mais adereços.
Quarto do casal
Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Fotos: Fernando Zequinão/Gazeta do Povo
Limpo, com poucos elementos e iluminação agradável. O quarto é dedicado ao descanso e tudo fica bem organizado. “Como ganhou-se cerca de 60 centímetros com a reforma, foi possível fazer um armário com boa profundidade à frente da cama sem atrapalhar a circulação.”
Quarto infantil
A princípio, a ideia era usar móveis antigos para dar um ar mais lúdico ao quarto. Mas o casal alertou para a necessidade de espaço para acomodar itens como malas de viagem, por exemplo. “Acabamos fazendo um grande armário de parede inteira e investindo na decoração lúdica nas paredes.”
Perfil
Formado em Arquitetura e Urbanismo em 2005 pela Universidade Positivo, Pedro Druziki tem pós-graduação em design de interiores pela mesma instituição. Mantém escritório próprio desde 2008 em Campo Largo e aliou a atividade solo com o trabalho no escritório de Jayme Bernardo até 2011.