Arquitetura
Painel de Portinari na Igreja da Pampulha é alvo de vandalismo
Painel de São Francisco de Assis, feito por Candido Portinari sobre azulejos, foi pichado nesta segunda-feira (21). Foto: TV Globo/Reprodução
Um dos ícones mais importantes da arquitetura modernista brasileira, a Igreja de São Francisco de Assis, localizada na Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte, Minas Gerais, foi alvo de vandalismo nesta segunda-feira (21). A lateral da igreja e o painel de Cândido Portinari receberam diversas pichações.
A instalação é tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) de Minas Gerais e pertence à arquidiocese da capital mineira. Uma equipe técnica da Pampulha já foi acionada para limpar o espaço pichado e ainda não há informações sobre suspeitos, conforme apurou o G1.
A igreja faz parte do Conjunto Moderno da Pampulha, um complexo construído em 1943 pelo então prefeito da capital mineira Juscelino Kubitscheck, que desafiou a monotonia arquitetônica brasileira da época com diversos vanguardismos.
As edificações no estilo moderno foram projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com paisagismo de Roberto Burle Marx, painéis de Cândido Portinari e esculturas de Alfredo Ceschiatti.
O trabalho de Portinari sobre os azulejos da Pampulha foi decisivo para a arquitetura modernista abraçar a azulejaria como elemento arquitetônico genuinamente brasileiro e torná-lo protagonista da renovação da expressão plástica do país.