Mostra
Arquitetura
Ousadia e inovação marcam os ambientes vencedores do prêmio CASACOR PR; inspire-se com 11 projetos
Na noite desta terça-feira (24) foram apresentados os projetos vencedores do prêmio CASACOR PR. A mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores, que celebra sua 30ª edição, está em cartaz até o próximo dia 28 de julho em um casarão da década de 1980, no bairro Batel, em Curitiba.
Com 34 ambientes, internos e externos, a mostra reúne projetos que vão de dormitórios e lavabos a casas completas e espaços comerciais, assinados por um elenco que traz nomes veteranos e estreantes na CASACOR PR.
A volta a um endereço residencial - nos anos anteriores a exposição ocupou um antigo complexo esportivo - tem dado resultado. Durante fala de abertura no evento de premiação, a franqueada da CASACOR no estado, Marina Nessi, celebrou que a mostra já registra acréscimo de 15% de público em relação à de 2023. Mas, para além do endereço, a qualidade dos espaços, as soluções em arquitetura e as peças de mobiliário e decoração curados pelos que assinam os ambientes são os grandes chamarizes que atraem a atenção do público para a visitação da mostra.
Entre eles, estão os 11 premiados na noite de ontem, em 10 categorias distintas. A seleção dos vencedores foi realizada por um júri composto por integrantes da CASACOR e da imprensa especializada, de Curitiba e São Paulo, assim como de marcas parceiras do evento. Conheça os projetos vencedores!
Ambiente conceito
A primeira categoria começou já com um empate. Os espaços "Quarto do Ico" e "Refúgio Deca" compartilharam o prêmio de Ambiente Conceito, a partir de propostas diversas.
O primeiro, assinado pela arquiteta Alessandra Gandolfi, foi projetado para um adolescente autista. Inclusivo e sensorial, ele foi pensado nos detalhes para corresponder às necessidades do jovem e permitir que ele se sinta confortável e "em casa" no espaço. Para isso, o quarto recebe forro com placas acústicas, formas curvas e muitas texturas, seja nos acabamentos ou no mobiliário desenhado especialmente para o quarto. Nele, o destaque é a cabeceria da cama que reproduz a silhueta da Pipa, a amada pet de Ico.
O "Refúgio Deca", por sua vez, apresenta uma experiência sensorial a partir do espaço que abriga um spa urbano aberto para o jardim. A estrutura em metal e vidro é o ponto alto do projeto, assim como as paredes em mármore travertino, que dão o tom da peleta neutra e relaxante do espaço, no qual são expostos os produtos da marca, patrocinadora oficial da CASACOR.
Tema De Presente, o Agora
A "Morada Mar", dos arquitetos Maria Alice Cripa e Gustavo Assis, apresenta um loft de praia que privilegia a simplicidade e reforça a relação entre homem e natureza. As paredes em pedra e a vegetação circundam o ambiente, que ganha toques de calor com a marcenaria e peças de mobiliário em paleta de tons terrosos em diferentes nuances.
Inovação
A "Fachada" da CASACPR PR garantiu o prêmio da categoria Inovação. Assinada pelos arquitetos Nicholas Oher e Paloma Bresolin, ela apresenta uma experiência inusitada e envolvente ao "embrulhar" a mostra com uma cortina de 30 metros de largura como um presente para a cidade. Com diferentes volumes, texturas e cores, ela se destaca e chama a atenção para o endereço, além de reforçar o apelo sustentável que marca a edição 2024 da CASACOR - ao final da mostra, os tecidos serão doados para uma instituição e transformados em bolsas.
Revelação
Rebeca Zanuthi e Thiago Zoller foram os vencedores da categoria Revelação com o projeto "Cottage de Serra". Trazendo uma provocação em relação ao futuro sustentável do planeta, eles apresentam um espaço reconfortante para momentos de conexão e relaxamento em meio à natureza a partir da construção modular em light steel frame.
Ousado
A arquiteta Karolinna Venturi, que na mostra de 2023 já havia se destacado com um projeto de cozinha, apostou mais uma vez na ousadia que fez o seu "Hall da Casa" vencedor da categoria. Maximalista, o espaço mescla revestimentos frios e quentes - mármore no piso e tecido nas paredes -, texturas e cores diversas em uma explosão sensorial. O destaque, no entanto, fica por conta das peças desenhadas exclusivamente para o espaço, como o banco, aparador e a estrutura em metal que preenche o forro e uma das paredes com mais de 80 esferas em vidro murano.
Sofisticado
Um vagão de trem dentro da CASACOR PR. Este é o conceito do "Bar" proposto pelo arquiteto Rodolfo Fontana, eleito o ambiente mais sofisticado da mostra. Inspirado no clássico "Expresso do Oriente", o espaço exalta as memórias de um colecionador e voyageur que percorre diferentes destinos em busca das garrafas mais exóticas e objetos artísticos garimpados pelo quatro cantos do mundo.
Aproveitamento de Espaço
A narrativa visual que mescla presente e passado é o ponto de partida do projeto do "Home Office Memórias", com projeto de Katleen Luizaga, vendecor da categoria. Às peças de design e arte contemporânea que ambientam a área de trabalho, soma-se um recorte em vidro no piso que dá acesso ao esconderijo subterrâneo onde estão guardados e expostos como joias objetos antigos que contam a história da família.
Destaque Banheiros
A "Sala de Banho do Casal" foi eleita como destaque entre os espaços de banheiro da mostra paranaense. Assinado pelos arquitetos Diego Miranda e Zeh Pantarolli, o ambiente combina elementos de spa urbano com revestimentos que acrescentam texturas e camadas ao ambiente, com paleta em tons de bege - e nada monótona. A região do Oriente Médio e o movimento Bauhaus serviram de inspiração e ponto de partida para o desenvolvimento do projeto.
Uso público
A "Piscina" é um dos espaços mais concorridos e de maior permanência dos visitantes da CASACOR PR 2024. Não à toa, recebeu o prêmio da categoria Uso Público da mostra. Para dar corpo aos 200 m² ao ar livre, o paisagista Wolfgang Schologel tirou partido da vegetação e da piscina original presentes no quintal da casa e as atualizou com soluções simples, mas que estimulam o convívio social e a permanência no espaço para além dos momentos na água a partir da inserção de uma lareira e de um cinema no espaço.
Comercial
O "Bar Jenipapo", projeto do arquiteto Givago Ferentz, destacou-se entre os espaços comerciais da mostra paranaense. Baseado no conceito dos "povos originários", o ambiente traz uma releitura dos grafismos das pinturas corporais indígenas que adornam o forro, o bar e o mobiliário desenvolvido especialmente para o ambiente.