Arquitetura
Novo supermercado no Batel vai restaurar casarão tradicional

Foto: Sasis Arquitetura e Consultoria/Divulgação
O casarão branco e amarelo do Batel que um dia já pertenceu ao tradicional clã dos Hauer, ali na altura 2.348 da Avenida Bispo Dom José, vai ganhar a companhia de um supermercado da rede Ítalo, natural de Francisco Beltrão. A notícia tem gerado discussão nas redes sociais, mas os responsáveis pelo projeto garantem: a integridade física do edifício e da paisagem do bairro será preservada.

O imóvel é uma Unidade de Interesse de Preservação (UIP), como atesta o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, e os novos proprietários já estão bancando seu restauro e preservação. Segundo documentos da prefeitura, a casa é de 1950. Porém, a linguagem dá casa indica que ela pode ser anterior, provavelmente de 1930.

O novo projeto para o terreno de quase 7 mil m² ainda está em fase de aprovação. As mudanças só devem ser finalizadas no final de 2018, de acordo com o supervisor da rede de supermercados Adilson Ricardi. Este será o terceiro empreendimento da marca em Curitiba.

O projeto é da arquiteta Sabrina Slompo, da Sasis Arquitetura e Consultoria. “O que pensamos para o terreno respeita e valoriza a UIP”, defende a profissional. “A casa será restaurada, terá dois acessos para estacionamentos subterrâneos, pela Nossa Senhora Aparecida e pela Gonçalves Dias, e um jardim preservado. Tudo foi pensado para não agredir.”

A arquiteta explica ainda que não está definido que uso o proprietário e o supermercado irão dar ao imóvel restaurado. “Nós respeitamos todos os alinhamentos e a altura da construção para que o novo edifício enalteça o imóvel antigo”, diz Sabrina.
