Arquitetura
Novo museu do escotismo vai ser uma grande tenda

Imagens: Tate Harmer/Divulgação | Joseph Robson
O escritório inglês Tate Harmer foi anunciado como o vencedor do concurso para projetar o novo museu da Associação de Escoteiros, a maior organização de escotismo no Reino Unido, em Chingford, Londres.
A proposta ganhadora é uma grande cobertura estrutural em formato de tenda colorida, aliando leveza, resistência, sustentabilidade e um toque fun. O projeto terá um custo aproximado de US$ 7,4 milhões (cerca de R$ 23,7 milhões).

O museu será levantado dentro do Parque Gilwell, o primeiro lugar em que algumas lideranças do movimento foram treinadas em 1919.
A nova instalação oferecerá também acomodação para grandes eventos e atividades para escoteiros e para o público em geral.

O grande ponto focal da obra de 1,6 mil m² é a tenda gigante, que será decorada com lenços escoteiros de vários grupos do mundo. A estrutura se estenderá do perímetro central até a torre do sino de 15 metros de altura.
A ideia é que a torre funcione como um farol, guiando visualmente os visitantes até o espaço.

O edifício com um único pavimento que complementa o complexo será construído a partir de estruturas pré-fabricadas de madeira. Segundo os autores da obra, a escolha do material foi para integrar melhor a construção à paisagem madura do local.
A conclusão do projeto está prevista para 2020.
