Arquitetura
Novo material feito com polímero será capaz de se auto-reparar, assista

Material capaz de se auto-reparar poderá ser usado na indústria da construção civil para aumentar a vida útil dos edifícios. Fotos: Universidade de Alicante / Divulgação.
O debate sobre a sustentabilidade está no topo das preocupações no campo da arquitetura e de muitas outras áreas. No mundo da construção, buscam-se formas de prolongar a vida útil dos edifícios.
Neste cenário entra em cena o uso de materiais mais resistentes, que demandem menos manutenção. Este é o caso de um polímero ultra resistente descoberto por pesquisadores da Unidersidade de Alicante, na Espanha.
Como se fosse um filme de ficção científica, o material, muito flexível, e capaz de auto-reparo. Trata-se de uma resina que, ao ser cortada e suas partes aproximadas novamente, os dois lados se unem sem a necessidade de usar qualquer material químico ou força externa e em apenas 10-15 minutos. (Veja o vídeo). Este processo acontece mesmo quando o produto está em meio fluido.
Veja o vídeo:
Para os pesquisadores José Miguel Martín, José Antonio Jofre e André Jesus Yanez, o material pode revolucionar inúmeras áreas, como a indústria, a medicina, cosmética, arquitetura e construção civil.
É justamente no campo construtivo que serão feitas pesquisas para testá-lo em situações onde o reparo de uma obra é de difícil execução e, principalmente, expodo o produto a condições adversas de tempo.
LEIA MAIS