Requalificação

Arquitetura

Mosteiro do século 17 é convertido em hotel majestoso

Luan Galani*
14/04/2022 18:25
Thumbnail
Um complexo de edifícios construído no século 17 para abrigar o mosteiro Serve di Maria Addolorata foi restaurado e reformado para virar um hotel, o Monastero Arx Vivendi, na cidade de Arco, em Alto Garda, no norte da Itália. Ao todo, são 40 apartamentos e mais as áreas comuns e de lazer.
O projeto ficou sob responsabilidade do escritório Noa, liderado pelo arquiteto italiano Francesco Padovan. A principal meta foi restaurar a dimensão espiritual do centro monástico, por isso a equipe de arquitetos optou por preservar a maioria dos elementos originais da construção.
"A majestade e o rigor da arquitetura, os longos corredores, o teto abobadado, todas essas características juntas conferem aos espaços uma atmosfera real de antiguidade", conta Francesco Padovan.
No jardim do antigo mosteiro, de 500 m², os arquitetos privilegiaram a área de bem-estar, com espaços de relaxamento, quartos para tratamentos estéticos, saunas e spas.
Metade do prédio principal do mosteiro, porém, abriga uma igreja em funcionamento e um claustro de freiras ainda em atividade, que não foram mexidos pelos arquitetos.
Segundo Niccolo Panzani, do escritório Noa, que ficou encarregado do design de interiores, a intenção foi respeitar inteiramente a arquitetura existente rica em história. "O design foi adaptado aos espaços austeros de um mosteiro, com soluções sob medida, sem comprometer o conforto, a funcionalidade ou a estética", explica Panzani.

Veja mais fotos do hotel:

*Com informações do designboom.