Arquitetura
Morre o arquiteto Humberto Mezzadri, professor da UFPR e aficionado pela história da cidade

Foto: Facebook/Reprodução
Morreu nesta quarta-feira (8) aos 53 anos o arquiteto Humberto Mezzadri, que lecionou por mais de 20 anos na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e era um estudioso do patrimônio arquitetônico da cidade. Vítima de uma parada cardíaca, ele se recuperava em casa de um derrame que sofreu no final de dezembro do ano passado.
O corpo será velado a partir das 10 horas desta quarta na Capela da Luz 2 e o sepultamento será as 17 horas do mesmo dia no Cemitério Municipal.

Além das pesquisas acadêmicas, ele também era conhecido como o cozinheiro oficial do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR. “Se alguém estivesse com problemas, ele não pensava duas vezes: pegava o fogão industrial de seis bocas e fazia hambúrgueres lá mesmo para as 300 pessoas do curso”, confidencia a arquiteta Andrea Berriel, amiga e colega de Humberto. “Ele construia um tom de harmonia que acalmava todo mundo, sem nunca precisar usar da hierarquia.”

Humberto gostava ainda de organizar viagens pelo Brasil para levar os alunos a descobrir a arquitetura em campo, continuando o legado do arquiteto Key Imaguire Junior dentro da instituição.
Formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) em 1987, sua praia de pesquisa era a arquitetura moderna de Mies van der Rohe. Mas volta e meia Humberto também se dedicava à arquitetura popular, sem grandes autores, de formas mais simples, como é o caso das casas de madeira.
Em seu último tweet, ele escreveu: “O herói é o verdadeiro tema da modernidade. Isso significa que para viver a modernidade é preciso uma formação heroica”.
