Arquitetura
Moinho em ruínas é reformado e vira casa superestilosa
Moinho fica em Lochussie, no Reino Unido. À estrutura de pedra foi acrescentado um novo volume com fechamento em vidro. Fotos: Rural Design / Divulgação
Recuperar espaços antigos transformando-os e dando novo uso começa a ganhar espaço no Brasil. Mas o tal Retrofit é bastante difundido na Europa. Não à toa é de lá que vem os melhores exemplos da técnica.
Esta casa superestilosa e com pegada moderna nasceu da recuperação de um moinho antigo e abandonado em Lochussie, no Reino Unido.
Quem comandou a reforma foi o escritório inglês Rural Design, especializado em obras de fazenda e que tem no portfólio dezenas de projetos de retrofit na região.
Foram recuperadas as paredes antigas de pedras e construídos anexos com linguagem moderna usando estrutura de madeira e fechamento em vidro. O novo volume se integra à obra do século 18 e o resultado é uma residência repleta de luz natural e que proporciona integração com o ambiente externo.
O escritório já recebeu quatro prêmios pelo projeto, especialmente pela união da arquitetura antiga com a contemporânea.