Cara nova

Arquitetura

Mix de estilos farmhouse e contemporâneo dá o tom de reforma de apartamento de 70 m²

Sharon Abdalla
Sharon Abdalla
21/07/2022 14:03
Thumbnail
Quando decidiu por mudar completamente o visual do apartamento onde já morava, um jovem casal de São Paulo não tinha muito claro qual caminho seguir, apesar da certeza pela reforma. A arquiteta Júlia Guadix, responsável pelo escritório Studio Guadix, propôs, então, um projeto inspirado no estilo farmhouse (casa de fazenda, em tradução livre), mas com toques contemporâneos e a mistura de elementos rústicos, clássicos e modernos, que trouxe mais conforto e aconchego aos ambientes, sem torná-los caricatos.
A obra foi realizada em todos os 70 m² do imóvel, começando pelo hall de entrada. Nele, cabideiros executados com tocos de madeira permitem que os moradores e visitantes pendurem casacos, bolsas e chaves, ficando mais à vontade para se sentar, relaxar e desfrutar refeições no banco que se estende por toda a parede da área de jantar. Portas de correr fecham sua estrutura escondem uma sapateira, o que mantém o apartamento limpo e organizado por mais tempo.
À frente dele, a mesa de jantar rústica e as cadeiras em laca preta remetem ao estilo farm, assim como os pendentes suspensos sobre ela. Já na parede que serve de encosto para quem se senta no banco, o destaque são as boiseries feitas com poliestireno reciclado que, em tom de branco, se estendem até o living e compõem a paleta de cores claras e materiais naturais da decoração do espaço. Entre eles estão o tapete de tear feito de algodão e sisal, que reforça a sensação de acolhimento que o ambiente oferece.
“Em um dos cantos da sala, posicionamos um aparador para apoiar a cafeteira e a bandeja que organiza os itens para o momento do cafezinho", acrescenta Júlia.

Trabalho e armazenamento

Todas as cozinhas precisam ter a praticidade entre suas características. Mas neste projeto isso era ainda mais indispensável, uma vez que a moradora é chef confeiteira. Para isso, o projeto de marcenaria trouxe uma boa quantidade de nichos, portas e gavetas para que todos os utensílios possam ser acomodados de maneira organizada e ao alcance das mãos.
A bancada em granito preto São Gabriel foi reaproveitada na cozinha e na lavanderia, onde foi estendida sobre as máquinas de lavar louça e secar roupa como forma de ampliar o espaço de trabalho. 
A sensação de amplitude da lavanderia e da cozinha -- em formato corredor, de 2 m x 3 m -- também foi potencializada pelo uso no piso do mesmo revestimento dos demais cômodos: um laminado com padrão amadeirado.

Área íntima

O toque contemporâneo aparece de forma intensa no quarto do casal, que ganhou acabamento em cimento queimado na parede e cabeceira estofada com iluminação LED embutida. Entre as soluções do espaço está o armário com porta ripada que embute a TV e outros elementos, proporcionando uma atmosfera relaxante ao dormitório.