Inédito no Brasil

Arquitetura

Metaverso é aposta da Roca e Incepa para apresentar lançamentos de 2022

Luan Galani
19/01/2022 21:38
Thumbnail

Porcelanato da Roca que reproduz o mármore Rosso Lepanto, extraído da Turquia. Possui um fundo vermelho cereja profundo e intenso que contrasta com veios brancos marcantes. | Roca

O metaverso tornou-se uma tendência da tecnologia e agora chega ao mercado da construção civil. Duas das principais marcas de revestimentos cerâmicos, a Roca e a Incepa são as primeiras do setor a apostar nessa imersão virtual para reunir seus clientes e mostrar o portfólio e lançamentos.
“Como resposta para esse período pandêmico que seguimos atravessando, construímos uma plataforma exclusiva e personalizada, capaz de abrigar mais de 3 mil pessoas, simultaneamente, para a realização de nossa Avant Première em um evento disruptivo e imersivo”, conta a diretora de marketing da Roca Brasil Cerámica, Christie Schulka.
Roca e Incepa trazem seus lançamentos de 2022 para o metaverso.
Roca e Incepa trazem seus lançamentos de 2022 para o metaverso.
"Quando falamos de expor novos revestimentos, nos referimos à atributos de imagem e textura. Tudo isso teve que ser traduzido perfeitamente para que nossos clientes tivessem, de fato, a percepção mais exata possível das peças”, ressalta Christie.

Arquitetura no metaverso

A arquitetura dos espaços virtuais é projetada pelos arquitetos Felipe Guerra e Carlos Henrique Bianco, possibilitando que os avatares personalizados dos visitantes transitem livremente pelas salas de reunião, confiram os produtos das marcas, participem de rodadas de negócios e assistam às palestras. A programação e modelagem é assinada pela VR Glass.
Todo o processo criativo começou em julho de 2021, com início do desenvolvimento em agosto do mesmo ano, até que a plataforma estivesse pronta para a aplicação, de 17 de janeiro a 4 de fevereiro, atraindo mais de 500 participantes da América Latina.
Grande caverna branca funciona como um lobby de recepção para os avatares.
Grande caverna branca funciona como um lobby de recepção para os avatares.
"A ideia da criação do metaverso vem de uma sequência de cinco anos que fazemos a direção e conceituação artística do evento da Avant Première, que é quando os clientes eram trazidos para Campo Largo, a fim de conhecer a fábrica e os lançamentos, e depois era feito um grande show", conta Guerra.
Nos primeiros três anos, a experiência foi presencial. E nos outros dois anos mais recentes o formato foi online, de realidade aumentada e gamificação. E agora os profissionais deram mais um passo à frente.
"Ampliamos a tecnologia com base nas necessidades do mundo da arquitetura, das texturas, das cores e dos brilhos. Concebemos espaços arquitetônicos para receber todas as atividades e pensamos no conceito como um todo, desde a montagem do avatar até a cerimônia de encerramento", frisa Guerra.
O arquiteto compartilha que projetar para o metaverso é muito diferente do convencional. "A gente se permite como arquiteto e artista porque toda a parte estrutural, construtiva e de custos cai por terra, não é levada em conta. Valoriza-se só a espacial, para gerar experiências", detalha Guerra.
Além do lobby de recepção, os espaços criados no metaverso foram dois: a Galeria Roca e a Casa Incepa. Ambas trazem como principal inspiração conceitual a semente. “O casulo e a semente nos mostram como tudo se transforma, como o tempo é circular, sem começo nem fim. Essa ideia de transformação traduz um pouco do momento em que a Roca Brasil Cerámica se insere, sempre evoluindo. Os tempos se encontram no presente e é daqui que lançamos nossas mais férteis sementes”, indica Christie.
Os espaços no metaverso também sediam atrações complementares, como aulas show de gastronomia, palestras com especialistas, games, entre outros. “Ter experiências digitais cada vez mais nos possibilita sensações que não são possíveis no mundo físico e nos proporcionam novas experiências prazerosas e inusitadas. Então por que não trazer essa vivência para o mundo corporativo?”, provoca Christie.

Lançamentos e tendências

Dentre as novidades mostradas pela Roca e Incepa durante a Avant Première, que segue até o início de fevereiro, o mármore é uma das grandes apostas. Seja com suas roupagens mais clássicas, seja nos tons exóticos e impactantes.
Um exemplo de lançamento 2022 é a linha Ceppo di Gre, que reproduz com precisão a pedra italiana que apresenta grandes “seixos” e sedimentos minerais incrustados em sua superfície. O superformato de riqueza gráfica excepcional e seus matizes cromáticos tornam a série elegante e sofisticada.
Porcelanato da linha Ceppo di Gre que reproduz com precisão a pedra italiana que apresenta grandes “seixos” e sedimentos minerais incrustados em sua superfície.
Porcelanato da linha Ceppo di Gre que reproduz com precisão a pedra italiana que apresenta grandes “seixos” e sedimentos minerais incrustados em sua superfície.
Destaque também para as outras linhas de superformato, que hoje já somam mais de trinta opções, o que torna a Roca Brasil Cerámica a empresa com maior diversidade de superformatos em todo o mercado nacional.
"São formatos inteligentes e que ainda contam com a tecnologia BioSafe, que consiste em um aditivo que perdura por toda a vida útil do porcelanato e é capaz de eliminar 99% dos vírus e bactérias que entram em contato com a superfície", explica Christie.
Porcelanato Venatino da Incepa, inspirado no clássico Carrara italiano.
Porcelanato Venatino da Incepa, inspirado no clássico Carrara italiano.
As peças estão disponíveis nos formatos 120x120 cm -- que incorpora versatilidade --; 100x200 cm, perfeito para reformas em apartamentos, pois traz a altura limite para ser transportado em elevadores; e 120x250 cm, que traduz o pé-direito padrão das construções brasileiras, com espessura de apenas 7 mm.
Além da reprodução fiel da textura original, o alto investimento em tecnologia permite aos porcelanatos alcançarem o formato de 120X250 cm, com uma performance superior quando comparados à pedra natural, e aplicação com junta mínima de 2 mm.