Arquitetura
Materiais que imitam os originais

Vinil: Parece piso de madeira, mas é o vinil Aquaclic. Na Impermix, R$ 180/m² colocado. Fotos: Divulgação
No mundo animal, muitos bichos se camuflam para repelir o olhar do predador. Na decoração, o mimetismo tem um efeito inverso e atrai a atenção de quem passa. É difícil não se admirar com uma boa reprodução. O papel de parede com cara de tijolo à vista e o vinil que imita o couro, por exemplo, podem renovar qualquer ambiente.
Para quem quer aderir aos charmosos disfarces que estão em alta no mercado, selecionamos opções em vinil, porcelanato e papel de parede. Entre os benefícios desses materiais estão a economia (tanto na compra quanto na manutenção), a praticidade e a sustentabilidade. Nada mais oportuno para os tempos modernos, que pedem o aconchego dos itens naturais, mas também demandam a funcionalidade dos produtos não orgânicos.
Vinil
Fabricado a partir de uma mescla de PVC e minerais, o vinil é versátil e pode ser aplicado em paredes, tetos, pisos e até móveis, para decoração. A limpeza facilitada – com água e detergente –, a redução de ruídos e a alta resistência são os benefícios em comparação ao material inspirado, que pode ser madeira, couro, pedra, tecidos e até palha. É indicado para áreas internas, inclusive em ambientes com altos índices de umidade.
Porcelanato
O porcelanato é um material pouco poroso e que facilmente se passa por outros devido a avançadas técnicas na sua produção. A manutenção é simples – produtos neutros diluídos em água fazem a limpeza – e preserva as características iniciais. A variedade de formatos, tamanhos e acabamentos, além da sua resistência, são outras vantagens.
Papel de parede
Criado na China 200 anos antes de Cristo, o papel de parede era originalmente feito de arroz e, com o passar dos séculos, caiu no gosto de diversas civilizações nas mais variadas formas. Hoje, ele pode ser encontrado em vinil, cetim, TNT, mica e em vários outros materiais, além de imitar itens como pedra e madeira com uma boa relação custo-benefício. Quando bem cuidado, pode durar até mais de 10 anos, a depender de sua composição.
Serviço
Balaroti. Bobinex. Cassol. Decormade Living, Avenida Vicente Machado, 878, fone (41) 3029-5575. Grafiton, Avenida Brasília, 5.583, fone (41) 3203-4108. Impermix, Rua Alferes Poli, 1.199, fone (41) 3213-2244. Madepisos, Rua Doutor Roberto Barrozo, 950, fone (41) 3077-0053. Montacasa. Portobello Shop Alto da XV, Rua Reinaldino S. de Quadros, 433, fone (41) 3016-1515. Tarkett. Vinil Sul, Rua Brasílio Itiberê, 2.210, fone (42) 3207-0800.
Materiais













