Marko Ivan Rupnik
Arquitetura
Grande nome da arte sacra contemporânea, jesuíta esloveno vem a Curitiba para palestra gratuita

O artista, teólogo e padre jesuíta esloveno Marko Ivan Rupnik, 68 anos, um dos maiores nomes da arte sacra contemporânea, que está à frente do atelier artístico Centro Aletti, responsável por mosaicos recentes no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na capela Redemptoris Mater, no Vaticano, e na Basílica de Nossa Senhora de Fátima, em Portugal, vem a Curitiba nesta quarta-feira (30) para proferir uma palestra gratuita na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) sobre "Educar pela Beleza". O evento também terá transmissão online.
O artista sacro também receberá da universidade brasileira o título de Doutor Honoris Causa. “A obra de Marko Rupnik é bela não somente por sua dimensão estética, mas, principalmente, porque valoriza a comunhão, atrelada à existência espiritual, em detrimento do individualismo. Em tempos nos quais, muitas vezes, o egoísmo parece se sobressair, reconhecer uma trajetória como essa é essencial”, afirma o reitor da PUCPR, Ir. Rogério Mateucci.

Nascido em 1954, Rupnik tem formação em pintura pela Academia de Belas Artes de Roma, é referência mundial em arte sacra e doutor em Missiologia, ramo da Teologia que estuda as missões, pela Pontifícia Universidade Gregoriana. Recebeu os prêmios “France Prešeren 2000” e “Beato Angelico 2003”. É, ainda, um dos fundadores do Centro Aletti, comunidade que se dedica à pesquisa teológica, cultural e artística, estudando os entroncamentos entre a fé cristã e as dinâmicas culturais da modernidade e da pós-modernidade.
No Brasil, Rupnik realizou, entre 2014 e 2017, os mosaicos da Catedral de Santa Maria Mãe de Deus, em Castanhal, no Pará, e atualmente é responsável pela decoração das fachadas do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, no interior de São Paulo, maior obra já assumida pelo Centro Aletti.
