Clean e integrado
Arquitetura
Marcenaria na cor goiaba e soluções funcionais são destaques de apê de 100 m²

Apartamento de 100 m² reúne integração e soluções funcionais. | Evelyn Müller/Divulgação
Integração foi a palavra de ordem na reforma e decoração deste apartamento de 100 m² localizado no bairro Vila Mariana, em São Paulo. Tudo para garantir o maior aproveitamento possível dos espaços para os moradores, que se mudaram de um apê de 40 m² em busca de uma residência ampla.
“Como os moradores gostam de cozinhar e queriam um apartamento espaçoso para receber convidados, a solução foi integrar sala de estar, sala de jantar, cozinha e churrasqueira para deixar toda a área social do apartamento mais ampla e confortável para receber as visitas”, conta a arquiteta Marina Carvalho, que assina o projeto.

Apaixonados por gastronomia, os moradores têm a cozinha e a sala de jantar como as protagonistas do apê. Nesses ambientes, a marcenaria na cor goiaba é o destaque. A cor marcante é equilibrada pelos tons neutros e terrosos do revestimento de tijolinhos aparentes.

O layout da cozinha foi redesenhado na reforma. “Instalamos uma península branca para que o cozinheiro da vez ficasse de frente para as visitas, já que na planta original ele ficaria de costas. Essa mudança deixa o anfitrião à vontade para interagir com o seu entorno”, explica a arquiteta.

Para ampliar a área da sala de estar, a solução foi a remoção da porta de vidro que separava o ambiente do terraço. O espaço recebeu painéis de madeira em tons suaves, que revestem a entrada da residência até a área da TV. “Fiz questão ainda de expressar a paixão musical do nosso morador, com os dois contrabaixos dispostos como uma obra de arte”, pontua Carvalho.

Banheiros e lavabo

Na planta original, o apartamento dispunha de três banheiros. Um deles foi eleito para ser o lavabo, separado da ala íntima da residência. Nessa adaptação, a arquiteta inutilizou a área do chuveiro, que ganhou uma nova função: um espaço de armazenamento de toalhas, produtos de higiene pessoal e o que mais os moradores desejarem.
“O sensacional é que essa estrutura está atrás da porta de correr espelhada. Além da estratégia de aumentar o espaço disponível do lavabo, o material é perfeito para quem deseja conferir o look antes de sair”, diz Carvalho. As paredes receberam o mesmo tom de goiaba da marcenaria da área social.

As cores vivas também estão presentes nos banheiros: na suíte do casal, as paredes do banheiro foram revestidas com pastilhas de cor verde. O outro banheiro do apartamento foi projetado com a mesma marcenaria da suíte; a diferença está nas pastilhas de cor azul. “A construção dos banheiros considerou o dia a dia do casal. Assim, nossa ideia foi investir em uma concepção simples, mas ao mesmo tempo bela e funcional”, afirma a arquiteta.

Quarto do casal

O dormitório do casal foi projetado com uma paleta suave, que transmite a sensação de tranquilidade e bem-estar. Isso pode ser observado no painel ripado da cabeceira e nos tons neutros das almofadas, roupa de cama, móveis e decoração, incluindo os quadros e luminárias. Neste cômodo o espelho entra em cena mais uma vez, revestindo as portas do guarda-roupa e garantindo a amplitude.

Home office

O home office é o ambiente mais reservado do apartamento. A bancada foi instalada logo abaixo do peitoril da janela, que assegura uma boa iluminação natural. Dois gaveteiros possibilitam o armazenamento de objetos, deixando o ambiente mais organizado. Na parede oposta, foi instalado um guarda-roupas que potencializa o uso do cômodo.
As cores neutras da marcenaria e decoração são ideais para o ambiente que exige tranquilidade e concentração. “Este cômodo é mais íntimo e ideal para trabalhar, estudar, jogar vídeo game e tocar um pouco de violão, uma das paixões do cliente”, diz Carvalho.
Confira mais fotos do projeto:




