Arquitetura
Maior ponte do mundo resiste até a terremotos e será inaugurada em breve
Foto: N509FZ/Wikimedia Commons
Tida como uma das grandes obras de engenharia do mundo, a ponte marítima entre Macau, Hong Kong e Zhuhai, no sul da China, deverá ser inaugurada em breve. Com testes iniciados pelas autoridades locais, a ponte é a maior já construída a nível global para travessia sobre o mar e soma 55 quilômetros de extensão, além de contar com uma estrutura capaz de suportar abalos sísmicos e impactos de grandes embarcações.
Avaliado em cerca de 15,3 bilhões de dólares (aproximadamente R$ 57,2 bilhões), o projeto engloba a ponte principal (com 29,6 km), acessos a Hong Kong (12 km) e a Zhuhai (13,4 km) e um túnel subaquático de 6,7 Km, instalado a cerca de 40 m abaixo do nível do mar, que fará a ligação entre duas ilhas artificiais, sendo uma junto ao aeroporto de Hong Kong e outra entre Zhuhai e Macau.
Para a construção da ponte, estima-se que foram utilizadas 420 mil toneladas de aço, número correspondente a 60 vezes o necessário para a construção da Torre Eiffel, em Paris. A estrutura da ponte ainda é capaz de resistir a terremotos de magnitude 8 ou ao impacto de um navio cargueiro de 300 mil toneladas.
A estimativa é a de que 40 mil veículos circulem diariamente pelas seis faixas da ponte (três em cada sentido), que não será aberta a pedestres e ciclistas. O tempo de percurso entre as cidades, que antes era de três a quatro horas, será reduzido para aproximadamente 30 minutos.