Revestimentos, louças e metais
Arquitetura
Maior feira de acabamentos do mundo, Cersaie celebra 40 anos de olho no futuro

Entre os dias 25 e 29 de setembro, a Cersaie reunirá os principais fabricantes do setor na cidade de Bolonha, Itália, em sua 40ª edição. | Divulgação
Principal evento mundial de revestimentos, metais, louças e mobiliário para banheiro, a Cersaie alcança em 2023 sua 40ª edição como maior vitrine internacional do design para projetos arquitetônicos. Entre os dias 25 e 29 de setembro, a feira vai reunir mais uma vez os mais importantes fabricantes do setor na cidade de Bolonha, Itália, para a apresentação de novas tendências de mercado em um momento crítico para a indústria italiana, afetada pelas recentes inundações na região da Emilia Romagna, que vive situação de emergência.
Na avaliação de Gianpiero Calzolari, vice-presidente da Confindustria Ceramica (promotora da Cersaie), a edição que se aproxima terá peso ímpar, uma vez que, “em tempos difíceis, as feiras são uma oportunidade para reiniciar toda a economia local".
Cabe destacar que a importância da Cersaie não se resume à região ou mesmo ao país . O presidente da Confindustria Ceamica, Giovanni Savorani, destacou - em conferência de imprensa realizada na terça-feira (23) - que há, sim, outros eventos consolidados em diversas regiões (citando inclusive o Brasil, em referência à Expo Revestir, principal feira do segmento na América Latina), mas que nenhum faz frente à relevância mundial conquistada pela Cersaie em seus 40 anos de história.
A expectativa da organização é de ter a exposição com lotação máxima nos 15 pavilhões que receberão o show. Para 2023 a área expositiva foi ampliada para 145 mil m² e o número de expositores também deve ser maior do que os 624 presentes em 2022 (o número final ainda não foi divulgado).
O que se sabe é que os produtores de revestimentos cerâmicos representarão quase 57% do total, enquanto o setor de móveis para banheiro responderá por 15% dos expositores. Já o alcance internacional da Cersaie pode ser observado no volume de expositores não italianos: cerca de 40% do total.
O percurso oferecido aos visitantes terá cinco áreas nas quais, além das novidades apresentadas pelas marcas, será possível revisitar parte da história da Cersaie, com gráficos que apresentarão produtos e personalidades das últimas décadas que marcaram o segmento. A programação também promete olhar para o futuro, com foco em inovação, novos desenvolvimentos e aplicações.
A edição 2023 receberá ainda a programação cultural "Building Dwelling Thinking" (com grandes nomes da arquitetura contemporânea mundial), a iniciativa "Cersaie Designs Your Home" (que oferece consultoria gratuita ao público em geral) e um roadshow digital.