Novidade

Arquitetura

Louis Vuitton inaugura boutique em estacionamento histórico revitalizado em Milão

Fernanda Massarotto, especial para HAUS
17/01/2023 20:40
Thumbnail
Foram necessárias quase duas décadas para que os milaneses pudessem novamente admirar um dos edifícios de grande relevo arquitetônico da cidade. Depois de anos de abandono, o histórico Garage Traversi, o primeiro estacionamento com um sistema de elevador de carros, construído em 1938, renasce em grande estilo. A poucos passos da Praça San Babila, no coração da cidade, o obra do arquiteto Giuseppe De Min foi transformada em um espaço multifuncional pela Louis Vuitton.
Mais do que uma boutique, a nova loja da grife francesa, próxima ao famoso quadrilátero da moda, irá oferecer instalações e mostras permanentes e itinerantes aos clientes. Há menos de um ano, durante a Semana de Design de Milão de junho passado, a marca já havia comemorado os 10 anos da coleção "Objets Nomades", a linha casa, com uma exposição justamente na Garage Traversi.
O antigo Garage Traversi, agora nova loja da Louis Vuitton.
O antigo Garage Traversi, agora nova loja da Louis Vuitton.
O estacionamento foi uma das primeiras obras de cimento armado da cidade nos anos 1930 e, por décadas, "abrigou" automóveis populares e luxuosos que passavam pelo centro de Milão. A localização e o terreno irregular, em uma esquina, não impediram o arquiteto italiano De Min de realizar um projeto memorável em forma de leque, considerado um exemplo da arquitetura racionalista. A estrutura entre os andares inferiores e superiores do estacionamento causou grande surpresa ao público por suas linhas curvas e suas paredes envidraçadas.
Até seu abandono em 2003, o prédio de 5.500 m² passou por várias transformações, mas nenhuma como a realizada pela grife de moda Louis Vuitton. O arquiteto responsável pelo projeto, Alberto Gerola, soube integrar os três andares superiores e conseguiu valorizar a estrutura arquitetônica curvilínea, mantendo intacta a parte interna com suas vigas de cimento armado.
As abóboras gigantes, uma das marcas registradas de Yayoy Kusama, instaladas na praça San Babila e a nova loja da maison (ao fundo).
As abóboras gigantes, uma das marcas registradas de Yayoy Kusama, instaladas na praça San Babila e a nova loja da maison (ao fundo).
A nova boutique ocupa três pavimentos do antigo estacionamento. O primeiro acolhe projetos especiais da maison francesa com um calendário que alterna instalações e mostras artísticas e culturais. Já no térreo e no segundo andar funciona a loja com as coleções feminina e masculina.

Assinatura

A inauguração da boutique marca não só a reforma da ex-Garage Traversi, mas também o lançamento mundial da coleção Louis Vuitton by Yayoy Kusama. A artista japonesa realizou para a grife uma série de obras que estão espalhadas pela nova boutique. Um verdadeiro parque de diversões extraluxuoso, com enormes esferas de metal gigantes (Metal Dots, Pontos de Metal, em tradução livre) que servem para ressaltar ainda mais as paredes pintadas em amarelo com bolinhas pretas batizadas Infinity Dots (Pontos Infinitos, em tradução livre).
Projeto da nova boutique da Louis Vuitton é assinado pelo arquiteto Alberto Gerola.
Projeto da nova boutique da Louis Vuitton é assinado pelo arquiteto Alberto Gerola.
A experiência imersiva, porém, não está disponível apenas para quem visita a loja. Pelo contrário, estende-se para as áreas externas, seja no quiosque de flores pintado com bolinhas coloridas, seja nas três abóboras gigantes instaladas na praça San Babila.
Quiosque de flores exalta a parceria da maison francesa com a artista japonesa.
Quiosque de flores exalta a parceria da maison francesa com a artista japonesa.