Arquitetura
Lolô Cornelsen abre seu ateliê ao público até dia 16
Foto: André Rodrigues/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo
Um dos mais renomados arquitetos modernistas brasileiros, Lolô Cornelsen agora ganha filme que discutirá sua vida e obra. O documentário Homem Asfalto tem lançamento marcado para próximo dia 17, às 20 horas, na Cinemateca de Curitiba.
Mas a partir desta terça (14) a casa e ateliê do arquiteto curitibano estará aberta ao grande público para visitação. A residência vai ficar de portas abertas até quinta (16), das 14 às 16 horas. A entrada é franca.
O endereço é Rua Professor Fernando Moreira, 359, no Centro.
O arquiteto foi responsável pelas principais estradas do Paraná, construiu diversas casas modernas na cidade, inclusive uma vila inspirada em Portugal, e fez vários empreendimentos na África. De quebra, foi também jogador de futebol nos times do Coritiba e do Atlético.
O título do filme faz referência a seus feitos na engenharia, quando em 1950 e 1960, como diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, pavimentou mais de 400 quilômetros e foi responsável pela Rodovia do Café, pela Estrada da Graciosa e pelo ferry-boat de Guaratuba.
O filme é um lançamento da Planeta Brasil, produtora de Patrik Cornelsen, com direção de João Marcelo Gomes, com apoio e incentivo da Fundação Cultural de Curitiba.