Arquitetura
Mulheres na arquitetura ganham destaque com prêmios internacionais; conheça nomes
Liz Diller e Hélène Binet são as vencedoras do Women in Architecture 2019. Foto: reprodução
A arquiteta Liz Diller e a fotógrafa de arquitetura Hélène Binet são as grandes vencedoras de 2019 nos prêmios Jane Drew e Ada Louise Huxtable pela sua contribuição excepcional para a área. As duas premiações fazem parte do prêmio Mulheres na Arquitetura (Women in Architecture Awards), realizado há oito anos pela parceria das revistas especializadas The Architect’s Journal e The Architectural Review.
A HAUS apresenta aqui os trabalhos mais significativos das carreiras das homenageadas, que incluem obras consagradas mundialmente. Confira aqui todas as finalistas da edição 2019.
Liz Diller
Elizabeth Diller é sócia do escritório de arquitetura nova-iorquino Diller Scofidio + Renfro, co-fundado por ela em 1981, e professora da Universidade de Princeton desde a década de 1990. No ano passado, Diller integrou a lista das “100 pessoas mais influentes do ano”, eleita pela revista Time.
O portfólio de Diller tem uma ampla gama de trabalhos: são dela o parque High Line, em Nova York; o museu de arte The Broad, em Los Angeles e o aguardado London Centre for Music. Para a editora da revista The Architect’s Journal, Emily Booth, Diller é uma “potência arquitetônica internacional”.
Entre as vencedoras da categoria, estão Odile Decq (2016), as fundadoras da Grafton Architects, Yvonne Farrell e Shelley McNamara (2015) e Zaha Hadid (2014).
Hélène Birot
Vendedora da categoria Ada Louise Huxtable, Hélène Binet é escolhida pelo seu trabalho no setor mais amplo, dando uma contribuição significativa à arquitetura e ao ambiente construído. Em uma carreira de quase 30 anos, a fotógrafa suíço-francesa de Londres trabalhou com arquitetos como Daniel Libeskind, Zaha Hadid e Peter Zumthor.
O trabalho de Binet, que é inteiramente analógico, foi descrito por Libeskind como expondo “as conquistas, a força, o pathos e a fragilidade da arquitetura”. Segundo Botth, a fotografia de Binet influenciou e moldou a forma como se entende a arquitetura.
A fotografia de Binet já foi exibida em diversos países, e integra a exposição permanente do Museu de Arte Moderna de Nova York.