Construção modular

Arquitetura

Light steel frame é destaque como método construtivo na CASACOR; inspire-se com três projetos

Da redação
18/06/2024 17:43
Thumbnail
A CASACOR, maior mostra de arquitetura, paisagismo e design de interiores da América Latina, é conhecida por representar uma grande vitrine, exibindo o trabalho e a linguagem de profissionais de todos os cantos do país, além de ser fonte inesgotável de inspiração.
E para além das tendências em cores e acabamentos, o elenco deste ano tem apostado em soluções arquitetônicas e construtivas que realçam ainda mais as possibilidades dos espaços, amparadas nos conceitos da tecnologia e da sustentabilidade.
Um exemplo é a presença das construções em light steel frame (ou estrutura em aço leve, em tradução livre) nas mostras paulista e paranaense. O sistema, composto por estrutura em perfis de aço galvanizado, em substituição às estruturas convencionais em concreto e alvenaria, é modular e tem boa parte de sua produção realizada na fábrica, e não no canteiro de obras.
Consideradas um tipo de construção seca, uma vez que praticamente não levam água ou materiais úmidos, as obras em steel frame costumam ter paredes (fechamentos) em placas cimentícias (fachada) e drywall (internas), além de camadas de lã de rocha para isolamento térmico e acústico.
Outra característica é a de que, por ser pré-fabricada, a obra é mais rápida quando comparada à construção convencional, e pode ter seu tempo reduzido em mais da metade, de acordo com o projeto.
Conheça alguns dos ambientes das CASACOR São Paulo e Paraná construídos em steel frame.

Casa Refúgio

A Casa Refúgio foi projetada para oferecer um lugar de descanso e desconexão em meio à natureza. O desenho, assinado pela GRIFF Arquitetura, é inspirado nas casas dos imigrantes (com telhado de duas águas) e na forma como as crianças costumam retratar a figura de uma casa. Construída em steel frame, a obra foi limpa e com baixa geração de resíduos, com o adicional de que a casa pode ser desmonstada e transportada para outro local.

Steel House

Divulgação
Divulgação
Assinada pelo Sabugosa Arquitetura, a Steel House é uma morada de 89 m² que contempla espaços de estar, cozinha, dormitório e banheiro. A área de banho, externa, destaca a proposta inusitada do projeto, reforçada pelo fato de ele ser desmontável para remontagem da residência em outro local.

Cottage de Serra

Desenvolvido para ser um espaço reconfortante e que privilegie o contato com a natureza, o Cottage de Serra também aposta na construção modular em steel frame. Com espaço de estar, pequena cozinha e dormitório, o projeto tem no banheiro aberto seu destaque.