Em vez da tradicional combinação tijolo e argamassa das construções em alvenaria, aço galvanizado, chapas de OSB (de flocos de madeira) e placas cimentícias são alguns dos elementos básicos em construções que usam o sistema de light steel frame (estrutura de aço leve), cada vez mais popular no Brasil. “Especialmente na Europa, há vários países em que essa técnica predomina na construção. E aqui a demanda também está aumentando”, observa Antônio Calado, diretor técnico da Globalteccwb, empresa que oferece a tecnologia.
Para ele, aos poucos o mercado nacional tem deixado de lado o preconceito em relação ao sistema. Por dispensar elementos como cimento e grandes fundações, ele pode passar uma falsa ideia de fragilidade. “Mas casas construídas em steel frame são tão estáveis quanto as de alvenaria. É como comparar carros antigos aos novos, mais leves e seguros. Em um terremoto, uma casa em steel frame não desaba em cima das pessoas. Ela entorta ou cai para o lado”, explica Calado.
Vantagens do aço
A velocidade da construção é uma das grandes vantagens do sistema. Segundo o engenheiro civil Maurício Malafaia, da U.S. Home, “uma edificação produzida com a tecnologia fica pronta, em média, em um quarto do tempo da alvenaria convencional”. A agilidade gera um efeito positivo em relação ao preço final da obra. Por mais que os materiais sejam de 7% a 10% mais caros, segundo Calado, a rapidez da construção e a pouca mão de obra que ela requer também compensam essa desvantagem.
Serviço
Globalteccwb, fone (41) 9854-8072. U.S. Home, fone (41) 3528-0001.
