Lemme

Arquitetura

Lançamento no Água Verde traz torre com 100% fachada e projeto que “abraça” área verde

Sharon Abdalla
Sharon Abdalla
17/11/2022 17:52
Thumbnail
O mais novo lançamento da Bidese Construtora em Curitiba (PR) é um convite a desfrutar a vida em contato com a natureza. Batizado Lemme, o empreendimento será lançado em evento a ser realizado na noite desta quinta-feira (17), mas HAUS conheceu e traz detalhes do projeto em primeira mão.
Localizado no Água Verde, o Lemme aposta na arquitetura orgânica e no contato com a natureza para oferecer aos futuros moradores tranquilidade, tecnologia e exclusividade. Ela se dá, por exemplo, por meio dos elevadores privativos de cada uma das seis unidades por andar e pela vista livre que se tem a partir do interior dos apartamentos. "Não temos nenhum apartamento 'olhando' para o outro", destaca Thiago Bidese, CEO da construtora.
Detalhe das curvas da fachada do Lemme.
Detalhe das curvas da fachada do Lemme.
O projeto arquitetônico da torre é outro ponto de destaque do Lemme. Assinado pela Ema Arquitetura, que tem entre seus sócios Felipe Bezerra, do Mula Preta, ele remete à forma de um leme a partir de traços sinuosos em 100% fachada, uma vez que o prédio não possui fundos.
"O desenho abraça a araucária [presente no lote]. É um terreno de esquina, que conta com vegetação nativa e árvores centenárias, o que traz o conceito de natureza para o projeto. Tiramos partido disso e convidamos o escritório Burle Marx para compor o paisagismo em forma de arte a partir desta vegetação", acrescenta o CEO da Bidese ao listar o segundo, entre os muitos nomes de peso, que participam da concepção do Lemme.
Projeto de paisagismo é do escritório Burle Marx.
Projeto de paisagismo é do escritório Burle Marx.
O verde da vegetação demarca os caminhos, enche os olhos e contrasta com o branco das linhas orgânicas e o brise metálico que envelopa a fachada. Solução que garante efeito estético e manutenção reduzida para o futuro do prédio, que terá 45 unidades. Serão: 36 tipo (com metragens entre 134 e 189 m²), 3 gardens duplex (de 335 m² a 426 m²) e 6 penthouses (com áreas de 229 m² a 312 m²). Todas as áreas são privativas.
"Os apartamentos terão 2,70 m de pé-direito simples e esquadrias do piso ao teto. As unidades garden ainda ganharão o projeto assinado pelo escritório Burle Marx para suas áreas externas", acrescenta Thiago.

Relaxar e conviver

Para além da fachada, as linhas curvas invadem os interiores das áreas comuns do Lemme, que exaltam o design brasileiro com peças assinadas por nomes como Jader Almeida, Guilherme Wentz, estudiobola e Dsgnselo, e projeto pelo premiado escritório Boscardin Corsi, dos arquitetos Edgar Corsi e Ana Boscardin.
Projeto de interiores das áreas comuns destaca design nacional.
Projeto de interiores das áreas comuns destaca design nacional.
A característica fica evidente logo no hall de entrada e na área de permanência, que conta com lareira, biblioteca e vista para o jardim, além de uma escada cujo desenho serpenteia do pavimento inferior até a entrada do salão de festas.
Cinema, brinquedoteca, sport cave, beauty space, coworking, academia e garagem com depósito complementam os espaços comuns, que contam ainda com piscinas coberta e aquecida e descoberta com 100 m². Todos os espaços contarão com automatização, som ambiente, acessos por biometria e equipamentos de projeção e som, no caso da sala de cinema. O projeto de light design é de Regina Bruni.
Linguagem curva sai da fachada e invade todas as áreas do prédio.
Linguagem curva sai da fachada e invade todas as áreas do prédio.
O Lemme ainda contará com as certificações GBC Life e GBC Condomínio, por ser 100% acessível.