Empreendimento imobiliário

Arquitetura

Lançamento no Bigorrilho tem área arborizada de 3,5 mil m² e soluções de sustentabilidade e bem-estar

HAUS
06/01/2023 14:42
Thumbnail

Lançamento da Laguna, KAÁ será o primeiro empreendimento assinado por Thiago Bernardes, da premiada Bernardes Arquitetura, em Curitiba. | Laguna/Divulgação

A construtora Laguna apostou na natureza brasileira para seu novo lançamento, o KAÁ, no Bigorrilho, primeiro projeto assinado por Thiago Bernardes, da premiada Bernardes Arquitetura, a ser construído em Curitiba. Localizado em um terreno de 1 hectare entre as ruas Frederico Cantarelli, Coronel Joaquim Ignácio Taborda Ribas e Marechal José Bernardino Bormann, o KAÁ será erguido numa região caracterizada pela presença de parques e pretende dialogar com eles.
"Do lado de fora, a estética é resultado do bem-estar externo que desejamos gerar. Do lado de dentro, desenhamos verdadeiras casas suspensas, com muitos espaços-terraços, a melhor insolação possível e ventilação cruzada, além da vista para a natureza”, completa o arquiteto.
O KAÁ terá 48 unidades com 2 a 5 suítes e metragens que variam de 181 m² a 1.043 m², distribuídas em seis pavimentos. O projeto conta com 6 residências jardim duplex, 28 casas suspensas, 1 casa suspensa duplex, 7 residências terraço e 6 coberturas duplex (as duas últimas com piscinas privativas).
Com volumetria ímpar e projetado num formato em C, o empreendimento tem no seu centro uma área descoberta e arborizada de 3.500 m². A proposta é que o projeto de arquitetura e a amplitude das áreas externas permitam fazer da paisagem uma característica inseparável dos ambientes construídos.
“Trabalhamos para preservar a vista, sobretudo a grande praça ajardinada e abraçada pelo formato em “C” que identifica o edifício. Além disso, as áreas comuns recebem generosos caixilhos de alumínio e vidros que enquadram a paisagem exterior. Essa solução permite que os moradores vislumbrem a passagem do dia e estejam visualmente conectados ao jardim, como uma tela viva em constante transformação”, conta Camila Tariki, sócia do escritório e responsável pelo design de interiores, também assinado pela Bernardes Arquitetura.
Além de integrar a paisagem, a vegetação está presente em todos os pavimentos da torre, com jardins que têm como protagonista espécies nativas e adaptadas à região.

Áreas comuns, bem-estar e sustentabilidade

Nas áreas comuns, o empreendimento mantém a promessa de sintonia com a natureza, com piscina descoberta e aquecida, a praça arborizada formada por lounges e quadra dedicada a esportes de areia, além de salão de festas e salão gourmet com churrasqueira e forno de pizza.
O KAÁ também terá áreas dedicadas a terapias de bem-estar, como massagem e sauna, e academia integrada ao aplicativo MYWELLNESS e equipada com produtos da Technogym, fornecedora do app e líder mundial em equipamentos de alto rendimento.
O empreendimento conta com certificações LEED Silver (Leadership in Energy and Environmental Design) - com itens como uso eficiente e gerenciamento de água, desempenho energético, e monitoramento de CO2 - e WELL Platinum, que surge como referência internacional e é reconhecido como o mais alto padrão de qualidade no que diz respeito à saúde e bem-estar no ambiente construído. Para Thiago Bernardes, a escolha de materiais que transmitem a sensação de paz, conforto e boas energias, além de decisões somadas a todos os requisitos técnicos, fazem do KAÁ um exemplo de empreendimento sustentável e planejado para viver bem.