Urbanismo

Arquitetura

Jogo ensina crianças sobre soluções urbanas e propõe reflexões sobre as cidades

HAUS
02/10/2023 19:45
Thumbnail
Desafiar os participantes a encontrar soluções para questões urbanas. Essa é a proposta do jogo de tabuleiro Trilhas Urbanas, voltado para crianças a partir de 7 anos e que está em uma campanha de financiamento coletivo até o dia 10 de outubro. Até o momento, cerca de 70% da meta inicial de R$ 118.782 foi atingida.
O jogo é composto por dois tabuleiros de início e fim – casa e escola – e outros sete que podem ser combinados para montar a paisagem pela qual os jogadores querem passar no trajeto de um ponto a outro. À medida que o caminho é trilhado, um jogador lança cartas de desafios que precisam ser solucionados em conjunto pelos outros participantes a partir de cartas de soluções que eles têm nas mãos.
Para isso, cada jogador apresenta e defende uma solução entre as de que dispõe. A melhor saída é escolhida por meio de voto. Assim, existe a cooperação entre todos para resolver problemas urbanos. Ao mesmo tempo, vence quem conseguir resolver mais problemas e, assim, acumular mais pontos. Ao todo, são 10 cartas de desafios e 40 de soluções, todas relacionadas a questões como mobilidade urbana, meio ambiente, patrimônio cultural etc.
O objetivo é fomentar discussões sobre a cidade e o urbanismo para além dos espaços especializados. “Ao debater sobre urbanismo, compreendemos mais a realidade em que estamos inseridos, desenvolvendo uma visão crítica e reflexiva sobre o ambiente urbano”, diz a apresentação do projeto, idealizado pela arquiteta e urbanista Beatriz Martinez.
Um dos vencedores do 5º Prêmio de Design do Instituto Tomie Ohtake, o jogo recebeu R$ 6 mil da entidade para ter seu protótipo desenvolvido. O financiamento coletivo vai permitir que ele seja produzido e distribuído de forma ampla. Além da meta inicial, uma segunda meta permite a produção de uma versão estendida, com um total de 65 cartas de solução.