Arquitetura

Integração de espaços e iluminação natural na casa contemporânea

Daniel Batistella, especial para a Gazeta do Povo
01/03/2012 03:20
Projetar uma casa de arquitetura contemporânea, espaços integrados e com grandes aberturas para a área externa. Esta foi a missão dada ao arquiteto Luiz Maganhoto e ao designer Daniel Casagrande por um casal de médicos, que ainda pediu uma moradia que contemplasse ambientes para receber os amigos e para a prática de atividades físicas. “Além da integração total, nós privilegiamos a iluminação natural, com grandes planos de vidro, na casa de 1,2 mil metros quadrados ”, explicam os profissionais.
Área social
A área social está totalmente integrada com um vão livre de 25 metros de comprimento, comportando os espaços de convívio mais dinâmicos da residência: o living com lareira e tevê, a copa, a sala de jantar e o espaço gourmet. A escolha dos móveis, em tons mais escuros – como o preto para cadeiras e cristaleiras, marrom para poltronas e banquetas da sala de jantar – foi feita para contrastar com o piso de mármore marrom.
Sala de tevê
O tom de amarelo aplicado no sofá é para contrapor com o revestimento do piso e da lareira, executado em madeira maciça amendoim, dando uma atmosfera mais natural ao ambiente.
Espaço gourmet
Os arquitetos abusaram dos móveis e equipamentos em tons escuros – para contrastar com o piso, as paredes e o teto – e também usaram o aço escovado, para trazer um pouco de tecnologia ao espaço. A bancada de apoio tem o tampo revestido em granito e em sua frente pastilhas de pedras naturais, que combinam perfeitamente com o piso em mármore. As poltronas da mesa de jantar têm braços, para um maior conforto e relaxamento, e são em couro, material de fácil limpeza.
Quarto do casal
O azul da parede e os detalhes dos criados em laca branca brilhante, proporcionam ao espaço mais claridade e contrapõem com o piso de madeira maciça. Por meio de um sistema automatizado, o casal tem a possibilidade de vedar completamente o quarto, com as persianas com sistema blackout interno e externo.
Área externa e piscina
A raia é aquecida, para poder ser usada nos dias mais frios. Aqui, os arquitetos procuraram equilibrar os elementos de composição do paisagismo com as cores da madeira, da grama, do muro e das pastilhas da raia.
Academia
No espaço, integrado à churrasqueira e ao living com tevê e com pé direito de 3,5 metros, os dois profissionais fizeram uma integração com a natureza, utilizando-se de grandes planos de vidro, que podem ser abertos à ventilação natural o ano todo.
Sala zen
Composto de móveis de madeira de demolição, o local possui grandes vãos, que permitem o visual de toda a área externa.
Sauna úmida
Com teto curvo para que a condensação da água escorra pelas laterais, não causando goteiras, a sauna teve o revestimento executado em pastilhas mix de cerâmica. A iluminação é toda em malha de led que muda de cor, conforme a sua programação, própria para áreas úmidas.
Sauna seca
Com vidro para a área externa, o local conta com madeira tratada para condições de calor e resfriamento e às temperaturas internas e externas.
* * * * *
Perfil
Contemporâneo com toque clássico