Arquitetura
Ikea ganha prêmio de design do ano com abrigo para refugiados
O Better Shelter está atendendo famílias em diversos campos de refugiados pelo mundo. Foto: Reprodução/Sebastian Rich/UNHCR | Sebastian Rich
O abrigo para refugiados Better Shelter projetado pela organização social de mesmo nome em parceria com a agência para refugiados da Organização das Nações Unidas – ONU (UNHCR) e com o apoio da gigante sueca de móveis Ikea ganhou o prêmio Beazley de Design do Ano. Além do grande prêmio, o Better Shelter (Abrigo Melhor, em tradução livre do inglês para o português) também levou o Beazley de Arquitetura, uma das seis categorias da premiação que já está em sua nona edição.
Better Shelter venceu 70 projetos participantes, que disputaram prêmios nas categorias Digital, Fashion, Gráfico, de Produtos e de Transportes, além de Arquitetura. Os critérios de nomeação levaram em conta se os inscritos promoviam a mudança para formas diferentes de se viver, se captavam o espírito do ano (que, neste caso, foi 2016), se permitiam o fácil acesso e se iam além da prática do design.
Atualmente, há 16 mil unidades do abrigo Better Shelter espalhadas por países como Iraque, Grécia e Nigéria, usados como casas, clínicas e escritório nos campos de refugiados. Feito de plástico reciclável, cada um pode ser montado em até quatro horas e é capaz de comportar até cinco pessoas. A estrutura é equipada com painéis solares que fornecem luz elétrica e energia para carregar aparelhos.
Os primeiros testes com protótipos do Better Shelter foram realizados em 2013, em um campo somali na Etiópia. Os refugiados aprovaram os abrigos e, em junho daquele ano, a Ikea e a UNHCR anunciaram a parceria para a produção.