Arquitetura
Ícone do modernismo brasileiro, Masp recebe bolsa de 150 mil dólares para sua conservação

Foto: Rodrigo Soldon/Reprodução/Flickr
Um dos ícones modernistas mais famosos da capital paulista, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) acaba de ganhar uma bolsa de U$ 150 mil (cerca de R$ 470 mil reais) a ser destinada à conservação do edifício.

O montante refere-se à conquista do prêmio Keeping It Modern 2017, oferecido pela Fundação Getty, de Los Angeles, nos Estados Unidos. A instituição tem como foco o apoio a projetos de conservação da arquitetura moderna ao redor do mundo. O prédio do Masp é assinado por Lina Bo Bardi, italiana naturalizada brasileira e um dos maiores nomes da arquitetura mundial da segunda metade do século 20.
Projeto
A verba deverá ser investida em um estudo para avaliar a situação e definir metas para a conservação do edifício. Desta forma, as estruturas de concreto, a resistência das galerias, a impermeabilização da cobertura e até a vibração da estrutura em dias de show deverão ser analisadas. O objetivo é o de que em um ano um plano de conservação que mapeia todo o prédio esteja à disposição da diretoria do museu.

Outros 11 prédios espalhados pelo mundo também foram premiados pela Fundação Getty em 2017, somando mais de U$ 1,5 milhões (cerca de R$ 4,6 milhões) em recursos. Entre eles estão o Museu do Governo e a Galeria de Arte, assinados por Le Corbusier, em Chandigarh, Índia, e a Price Tower, de Frank Lloyd Wright, em Oklahoma, Estados Unidos.