Arquitetura
Hospital do século 19 vira hotel de luxo com projeto de designer britânico

Fotos: Amit Geron/Reprodução
A cidade de Jaffa, uma das mais antigas de Israel e hoje incorporada a Tel Aviv, é famosa internacionalmente pela paisagem portuária, e por ser um dos locais onde se passa a história bíblica de Jonas e a baleia. Mas hoje a cidade também começa a ficar conhecida pelos empreendimentos arquitetônicos de qualidade e pelo design.

Um dos projetos mais recentes é o The Jaffa Tel Aviv, um hotel de luxo da rede Marriott com 120 quartos e 32 residências, bem próximo do centro da cidade. O complexo do século 19 costumava ser um hospital e foi completamente revitalizado, inclusive com novos pavilhões que seguiram a mesma linguagem arquitetônica dos originais, pelo designer britânico John Pawson, pelo arquiteto Ramy Gill e o paisagista Rees Roberts.

Os profissionais optaram por respeitar os elementos clássicos originais e adotá-los como linguagem principal em todos os espaços. Por isso as grandes colunas romanas, com detalhes de flores em relevo, vitrais altíssimos e muito mármore.

Os quartos, em contraposição, valorizam as rochas naturais da cidade, que trazem mais calor aos espaços íntimos. O mobiliário tem um quê de Bauhaus e não é tão austero quanto o resto da mobília das áreas comuns.
