Arquitetura

Holandeses projetam casa ‘separável’ em caso de divórcio

Felipe Gonçalves
01/09/2016 22:55
Thumbnail

Projeto holandês permite que casa flutuável se divida em duas (Divulgação/Studio Oba)

Um dos grandes impasses de casais que se divorciam é decidir quem sai e quem fica com a casa. A divisão de patrimônio é sempre um momento de grande dor de cabeça. Na Holanda, um escritório de arquitetura parece ter encontrado uma solução simples, pelo menos para resolver com quem fica a casa: no caso, os dois.
Projeto holandês permite que casa flutuável se divida em duas (Divulgação/Studio Oba)
Projeto holandês permite que casa flutuável se divida em duas (Divulgação/Studio Oba)
Na tentativa de solucionar um problema que cresce junto com as taxas de divórcio nos Países Baixos, arquitetos do Studio Oba desenvolveram uma casa modular pré-fabricada, dividida em duas partes. Quando estão juntas, as peças formam uma casa moderna, de  100 m² (50 m² em cada metade), divididos em uma quantidade de cômodos definida pelos compradores – devido ao fato de ter módulos componíveis.
Por ter como matéria-prima a fibra de carbono, a Prenuptial House também é alternativa para uma prática comum e tradicional da Holanda. A casa conceitual foi pensada para flutuar, assim como as casas-barco.
Para o caso, porém, de o casamento não sair conforme o planejado e o casal se separar, a residência permite aos cônjuges desconectar os módulos e se dividir em duas metades. Desta forma, ao invés de ter preocupações com realocação, cada um pode seguir seu rumo, conforme a correnteza conduzir.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!