Arquitetura

Faltam tomadas. E agora?

Camila Machado, especial para a Gazeta do Povo
25/09/2014 03:36
Thumbnail
O aumento no conforto dos lares e a necessidade de novos equipamentos elétricos têm evidenciado um problema comum nas residências: a falta de tomadas. E, na tentativa de improvisar, muitos acidentes domésticos acabam acontecendo. Mas o mercado oferece alternativas seguras para aproveitar as saídas de energia com segurança.
De acordo com o engenheiro elétrico Tibiriçá Kruger Moreira, antes de pensar em puxar uma fiação extra ou anexar aparelhos em uma tomada é preciso observar sua capacidade. “Nas residências, é comum que existam tomadas de 10 ou 20 ampéres. Os Ts ou réguas devem respeitar essa carga ou terão riscos de curtos circuitos.”
A inclusão de um painel, sob medida e com aberturas, é uma solução prática para conter a fiação e criar tomadas extras, explica a arquiteta Ellen Marques. Com a ajuda de duas réguas, é possível ligar o ar condicionado, o home theater, a televisão e o aparelho de DVD na mesma fonte. “Os fios ficam atrás do painel e imperceptíveis. Além disso, como o painel possui abertura, fica fácil fazer a manutenção elétrica.”
Ainda segundo Ellen, é importante observar a altura da tomada para criar outras soluções. As mais baixas, distantes 30 cm do chão, comuns em escritórios, se resolvem bem com os filtros de linha, que podem ficar escondidos atrás de móveis. Em tomadas de alturas média e alta, com 1,10 m a 1,50 m do chão, comuns em salas, quartos e cozinhas, para puxar fiações e elas não ficarem tão aparentes, são usadas canaletas. Rodapés com tomadas sobressalentes podem ser outra solução. Além disso, em escritórios ou cozinhas, por exemplo, podem ser utilizadas as torres de tomadas retráteis, que são embutidas em móveis, e, quando necessárias, são expostas.
A arquiteta Ana Carolina Boscardin explica ainda que projetos mais contemporâneos e com uma linguagem limpa permitem também assumir os fios e aproveitá-los na decoração, deixando-os esteticamente agradáveis. “Através de conduítes de aço galvanizados ou PVC e com o auxílio de um profissional eletricista, o espaço fica flexível a novas intervenções e a manutenção é facilitada.” Para esconder a fiação puxada, pode-se recorrer aos rodapés com sulcos para fiação, para que os fios fiquem escondidos.
Serviço
Ellen Marques Arquitetura. Studio Boscardin.Corsi. Tibiriçá Kruger Moreira, fone (41) 3361-3229. Balaroti. Casa Marceneiro, fone (41) 3330-2404. Irmãos Abage, fone (41) 3371-5656. Shopping 24 de Maio, fone (41) 3024-2524.

Tomadas