Arquitetura
Fachadas com pintura em dia e protegidas da ação do tempo

Veja como aplicar o Vedacil Acqua, para proteger fachadas com certa porosidade
A maioria das construções usa apenas pintura simples, que tem de ser refeita temporada após temporada por causa da ação da maresia, da chuva e do sol intensos do litoral. Para ter uma pintura mais resistente o truque está, segundo os especialistas, no uso de tintas acrílicas de categoria premium. “São tintas de maior qualidade. Dentro dessa categoria e das super premium há ainda aquelas formuladas especialmente para o combate de um determinado obstáculo, como mofo, sol e chuva e sujeira”, explica Álvaro Romualdo Neto, analista de marketing da Eucatex, empresa que acaba de lançar um produto com essas propriedades: o Acrílico Marítimo Super Premium. “Essa tinta tem ação fungicida que dá mais resistência e durabilidade à pintura. Também tem um acabamento acetinado (nem brilhoso, nem fosco) que cria uma resistência maior para uma eventual lavagem da fachada, recurso que pode ser usado para tirar aquelas manchas escorridas de muros e sacadas, típicas de praia”. Outras marcas, como a Coral e a Suvinil, também têm tintas com propriedades que combatem a ação do tempo.
Texturas não são recomendadas na fachada. “Em regiões litorâneas o ideal é revestimento cerâmico por ser uma superfície lisa. Quando falamos de textura temos de ter em mente que se trata de uma superíficie com relevos e de fácil retenção de substâncias orgânicas (fungos, bolor, mofo e algas) e sujeira”, alerta William Silva, supervisor de suporte técnico da AkzoNobel, grupo detentor das marcas Coral e Sparlack.
Antes de pintar, porém, o gerente de serviços ao mercado de tintas imobiliárias da BASF, Kleber Tammerik, alerta para a preparação da superfície da parede. “A parede externa deve ser lavada com uma mistura de água sanitária e água limpa (proporção de 1:1) e em seguida, jateá-la com máquina de lavagem pressurizada. Pode-se repetir a operação mais uma ou duas vezes, dependendo de quanto material orgânico está depositado, e dependendo de quanto material mal aderido (pintura degradada ou sucessivas caiações) esteja presente”. Após essa lavagem ele recomenda ainda a aplicação de um fundo preparador para paredes, massa acrílica e, por último, a tinta escolhida para pintura.
Nas fachadas com cerâmica à mostra e outros materiais com certa porosidade (como superfícies de concreto aparente, pedra natural, cimento não queimado, telha, piso cerâmico e também tijolo ecológico), uma dica dos especialistas é a proteção contra a chuva, o sol e a abrasão, com produtos de fácil aplicação, como o Vedacil Acqua, da Vedacit/Otto Baumgart.