Arquitetura
Fachada de vidro e 100% de água reaproveitada: conheça a nova sede da Natura

Prédio da Natura tem telhado verde., cheiro de perfume e utiliza 100% de água reaproveitada da chuva nos banheiros. Foto: Infomoney.
A Natura inaugurou no final de agosto sua nova sede administrativa, o Nasp, na zona Oeste de São Paulo. Com capacidade para abrigar mais de 1,6 mil colaboradores, além dos cerca de 350 alocados no Centro de Distribuição, o local possui uma área construída de 65 mil m². O ambiente é amplo, claro, colorido com a paleta de cores da marca e cheira a perfume.

Ao todo são 55 salas de reunião inteligente, mais de 110 locais para reunião informal, espaço multiuso para reuniões, salas para atividades que exigem concentração ou privacidade, e auditório. Além disso, a infraestrutura local conta com restaurante, berçário, espaço saúde, espaço bem-estar, banco, lanchonete e farmácia.

No evento de inauguração, João Paulo Ferreira, presidente da Natura, afirmou estar confiante com o rumo que a empresa está tomando, principalmente por se tratar de um “período difícil nos aspectos econômicos, políticos e sociais”. “Estamos bem entusiasmados”, disse. Conheça detalhes do projeto.
Prédio

Com o projeto do Dal Pian Arquitetos, o edifício administrativo se integra ao Centro de Distribuição e, juntos, totalizam uma área de 65 mil m². Além da fachada ser revestida com vidro, o que reduz a necessidade de iluminação artificial, o prédio faz uso de brises de vidro serigrafado e metálico nas fachadas envidraçadas, e possui teto verde, o que intensifica o isolamento térmico do local.
Somado a isso, 14% dos materiais utilizados na construção têm conteúdo reciclado e toda a água utilizada nos banheiros é 100% reaproveitada da chuva.
Acessibilidade

No edifício administrativo, quatro elevadores panorâmicos, rampas de acesso e passarelas facilitam a locomoção. “O prédio tem tanta tecnologia que foi utilizada a favor da inclusão, permitindo colaboradores com deficiências físicas e cognitivas”, afirmou Josie Peressinoto Romero, Vice-Presidente de Operações e Logística da Natura. Segundo ela, 16% dos colaboradores já possuem algum tipo de deficiência, e a meta é chegar a 30%.
Outros detalhes

O edifício administrativo conta com 55 salas de reunião inteligente, mais de 110 locais para reunião informal, espaço multiuso para reuniões e salas para atividades que exigem concentração ou privacidade.
A recepção do Nasp, assim como todos os andares do edifício, conta com stands de produtos, que podem ser testados a qualquer momento, permitindo um maior conhecimento dos produtos da empresa por seus colaboradores.

Para aumentar a integração entre as diferentes áreas da Natura, o Nasp conta com uma Central da Experiência da Consultora, uma sala ampla com a integração de todas as áreas (vendas, tecnologia e logística), em que é possível acompanhar, em tempo real, todas as operações realizadas. Além de monitorar como está a captação e as entregas, também é possível acompanhar sites, aplicativos e redes sociais. “Tudo o que acontece na vida do negócio pode ser monitorado aqui”, explicam os coordenadores do Centro de Distribuição.
Colaboradores também podem aproveitar o local de trabalho para comprarem produtos. Uma loja para colaboradores e visitantes está situada no primeiro andar da empresa e conta com preços diferenciados. Lá, os produtos podem ser testados e comprados, mas não estão disponíveis para pronta entrega; o colaborador deve encomendar seus produtos e estes serão entregues em seu domicílio.
Para a realização de eventos, festas, apresentaçãoes e até happy hour dos colaboradores, o edifício conta com a presença de um auditório.
A infraestrutura local conta ainda com uma lanchonete, copas espalhadas pelo edifício e um restaurante com capacidade para atender cerca de 500 pessoas simultaneamente.
Dentre os benefícios oferecidos pela empresa está a possbilidade da utilização do berçário, com capacidade para atender cerca de 120 crianças, por mães colaboradoras com filhos de 4 meses a 3 anos de idade. A Natura também oferece berçário para as colaboradoras de Cajamar e auxílio-creche para as colaboradoras em locais onde não é possível disponibilizar berçário.
Centro de Distribuição (CD)

Com capacidade de produção de 2 mil caixas por hora, o Centro de Distribuição do Nasp é o maior da Natura no mundo e atende 50 mil pedidos por dia, entre e-commerce, consultoras, lojas, produtos de farmácia e demais fluxos logísticos. “É um dos mais modernos do mundo, porque conjuga a mais alta tecnologia para obter produtividade e eficiência e, também, inclusão”, afirma João Paulo Ferreira.
Todo o processo é feito por meio de esteiras e a maior parte, é automatizada, com robôs que abastecem a linha com o estoque para, depois, ser realizada a separação pelos colaboradores.
Todo o processo é feito por meio de esteiras e a maior parte, é automatizada, com robôs que abastecem a linha com o estoque para, depois, ser realizada a separação pelos colaboradores.