Arquitetura

Fábrica de cimento reformada vira casa com decoração incrível

HAUS
13/03/2017 22:54
Thumbnail

Revitalização dirigida pelo arquiteto espanhol transformou radicalmente a antiga fábrica. Fotos: Ricardo Bofill/Reprodução

Nunca se deixe levar pela primeira impressão, já diz a sabedoria popular. E, quem diria, ela também acha espaço na arquitetura. Foi justamente a capacidade de enxergar o potencial dos lugares que levou o arquiteto catalão de renome internacional, Ricardo Bofill, a adotar uma antiga fábrica da Primeira Guerra Mundial. Ao colocar o olho naquele universo de 500 m², o arquiteto viu um mundo de possibilidades e transformou o espaço em uma casa de tirar o fôlego.
Próximo de Barcelona, na Espanha, o lugar estava abandonado e bastante danificado na década de 1970. Foram necessários diversos reparos. Bofill cobriu o exterior com algumas plantas e deu ao interior da fábrica uma vida moderna. Hoje o imóvel é conhecido como ‘La fábrica’.
O espaço é o trabalho de uma vida do arquiteto, que até hoje bate na tecla de que o lugar não está terminado. Faz parte de seu encanto simbólico, de acordo com o catalão. As chaminés que um dia poluíram a região hoje transbordam de vegetação exuberante. O que dá à construção um aspecto misterioso e um charme romântico.
Como não poderia ser diferente, o interior toma partido de todas as estruturas originais e assume o estilo industrial com áreas amplas. O mobiliário é essencialmente moderno com alguns poucos arroubos contemporâneos. Na paleta de cores, os clássicos branco, cinza e preto.

Confira mais fotos da antiga fábrica que virou casa incrível

LEIA TAMBÉM