Arquitetura

Exposição surpreendente do arquiteto japonês mais importante da atualidade é prorrogada

Sandro Moser
04/02/2018 12:00
Thumbnail

Fotos: Rogério Cassimiro/Japan House/Divulgação

Uma exposição em cartaz em São Paulo mostra o encontro entre a arte e a natureza na obra do arquiteto japonês Sou Fujimoto. Batizada de “Futuros do Futuro”, a mostra está na Japan House, na Avenida Paulista, 52, e espelha bem o processo criativo e a arquitetura única do, talvez, mais importante arquiteto contemporâneo japonês.
Agora, a exposição, que deveria acabar no dia 4 de fevereiro, foi estendida até próximo dia 25, devido ao sucesso de público. Já foram registrados 615 mil visitantes.
A exposição está dividida em duas partes. No térreo, a mostra é chamada de “A arquitetura está em todos os lugares” e mostra o resultado de algumas experiências e processos criativos que trabalham com objetos do cotidiano. Com resultado perto da arte minimalista, o arquiteto acha potencial arquitetônico em caixinhas de fósforos, grampos de papel, esponjas, pregos, palha de aço e bolas de pingue-pongue.
No segundo andar estão expostas muitas de suas maquetes em projetos, executados ou não, como o Serpentine Pavillion em Londres e a Biblioteca e Museu da Faculdade de Artes de Musashino. A arquitetura de Fujimoto é poética e funcional. Complexas, mas inspiradas e integradas na simplicidade dos elementos da natureza.

SERVIÇO

Futuros do Futuro | Sou Fujimoto
Até 25 de fevereiro de 2018
Japan House | Avenida Paulista, 52
De terça-feira a sábado, das 10h às 22h; e domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada gratuita.

LEIA TAMBÉM